domingo, 14 de janeiro de 2007

A moda do centro comercial

Aqui na Polónia também chegou a moda dos centros comerciais. Em Varsóvia há várias superfícies comerciais de tamanho considerável. Eu já estive em algumas e senti-me bastante em casa. Há imensas lojas conhecidas, tipo: Zara (que aqui é uma loja cara, considerada de grande estilo), Mango, Bennetton, Sephora, Bata, Timberland... Depois há aquelas que já não existem em Portugal, tipo Marks & Spencer e Mothercare. Como é óbvio, há também as marcas polacas e outras nórdicas. Apesar destas marcas serem desconhecidas, a aparência das lojas e o tipo de roupas são-me muito familiares, porque são o mesmo estilo do que temos em Portugal. Ah, e também há os típicos restaurantes de fast-food, uns conhecidos outros não. Basicamente, a palavra globalização aqui faz muito sentido. Posso estar fisicamente longe, mas no fundo há mil coisas que são exactamente iguais ao meu belo país.

8 comentários:

Anónimo disse...

Então a EUROPA sempre existe ou vai-se formando com mais ou menos esforço mais ou menos antagonismos ( ler Sarkovics). Por cá temos 10 grandes portugueses para escolher por ordem alfabética: Afonso Henriques, Alvaro Cunhal, António Oliveira Salazar, Aristides de Sousa Mendes, Fernando Pessoa, Inf. D. Henrique, D. João II, Marquês de Pombal, Vasco da Gama...
Falta-me um que amanhã te direi
Até lá um Bj e um xi-coração do tio João Miguel noctivago

MCF disse...

O que eu gostava de saber é porque é que esse teu espírito consumista prevalece perante as novas vistas e os museus diferentes que tens para ver por aí... Mas não, vai de ir a correr para o shopping para ver se a Zara está em saldos ou qual o brinde do McKids (agora não me lembro do nome do menu infantil que vem dentro daquela embalagem que parece uma casinha)!
Triste, triste é chegares a um continente diferente, a um sítio onde não existe uma rede de transportes públicos, onde a água só é canalizada no Resort de luxo e passares na rua por um KFC.

E o outro candidato grande português é o Camões!

Anónimo disse...

Já a mcf se adiantou e completou a minha falha !
É natural a idade e o mais importante é que se esquece
JM

mvs disse...

Epa... sinceramente não sei mesmo em quem hei-de votar. Vou pensar e depois digo. Ou não, porque o voto é secreto. ;)

Anónimo disse...

VOTA NO ARISTIDES OU ENTAO NO CUNHAL. TIA PREF

mvs disse...

No Cunhal?!? Oh tia, mas que exagero!!! Eu ca nao quero tomar nenhuma ala politica...

Anónimo disse...

deviam estar na lista os:
Sousa Cintra
Mónica Sintra
Pedro Sintra

vão chatear o Camões

Anónimo disse...

ou seja, podem votar no Sr. Vaz.