sábado, 3 de fevereiro de 2007

Apenas umas fotos

Ontem estive na Stare Miasto (a cidade velha) pela primeira vez com máquina fotográfica. Mesmo assim, não tirei muitas fotos.

Aqui a vista da praça do palácio real, com o telhado da catedral de Varsóvia a ver-se ao fundo.














O Palácio Real - esta é a versão totalmente reconstruida depois da II Guerra Mundial. Segundo me disseram, os alemães quiseram destruir bem esta parte da cidade para que não sobrasse nada.














Aqui uma foto de uma foto onde se pode ver bem o estado em que ficou esta parte da cidade depois da guerra. Nada de palácio. O objectivo do Hitler para Varsóvia não era anexar a cidade, mas sim pura e simplesmente destruí-la até não ficar mesmo pedra sobre pedra.














Esta não se percebe bem, mas é uma espécie de mini-monumento de memória da Insurreição de Varsóvia. Sobretudo esta parte da cidade está cheia deste tipo de coisas e placas a lembrar o que aconteceu em determinados locais. Esta peça pertencia, pelo que percebi, a um tanque que os alemães usaram muito durante a Insurreição para atacar os polacos. Acho que devia ser uma espécie de tanque-bomba.














O mais interessante destas histórias da guerra é que muito facilmente encontramos pessoas que passaram por isto, ou participaram na Insurreição, etc. Claro que também não é muito boa ideia fazer mil perguntas sobre isso, porque as pessoas não gostam de falar. Mas é incrível saber que ao nosso lado pode estar alguém que tem imensas coisas para contar sobre a guerra.

Agora o meu próximo objectivo de fotos - e para ver se realmente começo a aprender algo mais de história para depois vir aqui contar - é a entrada do gueto de Varsóvia. Vamos ver quando conseguirei lá ir.

1 comentário:

Anónimo disse...

Alô!!
as fotos da parte velha da cidade lembram-me a nossa estadia aí em Varsóvia! gostei mt dessa zona da cidade! :)
e tb m recordo de alguns monumentos alusivos à Insurreição.
deve ser impressionante o q as pessoas relatam sb esse período.

bjts

Inha