quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Gdzie mieszkasz?

Nas minhas últimas aulas de polaco temos falado muito sobre as moradas. Fazemos vários exercícios de expressão oral em que temos de dizer a nossa morada completa. Normalmente dizemos a morada polaca – por isso é que o professor me chateia sempre a dizer que somos vizinhos.

O que eu hoje gostaria de dizer é que as moradas aqui são um bocadinho diferentes das nossas em Portugal. Aqui, o nome de uma rua num endereço não significa que essa casa seja necessariamente nessa rua. Acontece várias vezes que estejam vários blocos de prédios em que um deles dá para uma rua e todos ficam com o nome dessa rua na morada. Por vezes pode ser um bocado confuso (eu que o diga, uma vez estive uns 20 minutos às voltas à procura da casa de uns amigos num bairro em que todos os prédios tinham o nome da mesma rua, apesar de ficarem separados uns dos outros e sem qualquer ordem). Mas claro que isto não acontece em toda a parte, só em algumas zonas (por exemplo, onde eu estou a morar agora não é assim). Outra coisa complicada é o número do apartamento. Em Portugal normalmente o apartamento define-se primeiro pelo número do andar e depois pelo lado, letra ou número da porta nesse andar. Aqui não tem nada a ver. Se num bloco há 50 apartamentos, eles são numerados de 1 a 50. A confusão chega quando temos a morada toda, chegamos ao prédio, tocamos à porta, abrem-nos, entramos no elevador… e agora? Qual é o andar?? Até agora só tive duas experiências em relação a isto. Na primeira andei para cima e para baixo no elevador e nas escadas para descobrir o andar para onde tinha de ir. Na segunda tive imensa sorte… Ia para um apartamento número 13, entrei no elevador e carreguei ao calhas no 5º andar. Quando a porta do elevador se abriu, voilà, tinha a porta 13 mesmo ali!

Conclusão: encontrar uma morada aqui pode ser bem mais difícil do que parece.

6 comentários:

Anónimo disse...

estranho............

Anónimo disse...

tens a certeza que percebeste bem, ie, que eh mesmo assim??? Se calhar ha ai algum truque que ainda nao percebeste, sera?

mvs disse...

A serio!!! O numero do apartamento nao tem absolutamente nada a ver com o andar do mesmo... E' mesmo estranho. Mas eu hei-de perceber a logica!
Ja agora, a todos os anonimos, nao sejam chatos e assinem os comentarios, sff.

Anónimo disse...

A anonima sou eu, a cat

mvs disse...

ah bom... bem me parecia, mas nunca se sabe.

Anónimo disse...

Destemida e naba... avanças por entre essas trapalhadas todas das numerações superconfusas que os comunas deixaram como legado a essa cidade. E como a floribela na ratoeira confessaste que estavas também UM POUCO CONFUSA!!!
E já agora o que será mais fácil: fazer um sudoku ou encontrar a número da porta e do apartamento que se procura?
SUGRU