quinta-feira, 29 de março de 2007

Antes e depois...

Finalmente a Primavera já se faz sentir por estas bandas. Têm estado uns dias lindos, cheios de sol, já se ouvem passarinhos que durante o Inverno não se ouviam e nas árvores começam a aparecer as primeiras folhinhas e flores. Não obstante, às vezes ainda tenho de andar de cachecol. Os ventos frescos ainda não são agradáveis para a temperatura que está. E claro, continuam a ver-se polacos e polacas a andar de t-shirt, mini-saia e todo o tipo de roupa fresquinha. A duração dos dias também está muito diferente. Levanto-me às 7h e é completamente dia, às 19h é que começa a anoitecer, é uma maravilha!!! Os dias aqui podem ser muito pequenos no Inverno, mas depois compensam no Verão.
Descobri que tenho algumas fotos no computador que não cheguei a pôr aqui. Atrasadas, mas sempre a tempo, aqui vão elas. Têm um ar bastante invernoso que contrasta grandemente com os últimos dias.

Uma fachada penso que de uma igreja antiga, cheia de marcas de balas, vestígios da guerra.



















O antigo Banco da Polónia, destruído durante a guerra, penso que após a Insurreição de Varsóvia. Nunca foi grandemente reconstruido, talvez para preservar a memória dos acontecimentos.














Outro lado do Banco da Polónia.



















Um pequeno monumento alusivo à Insurreição diante do Banco.














Powiśle, uma zona antiga da cidade que mostra um pouco de como seria Varsóvia antes da guerra. Prédios antigos e bonitos, nada a ver com os monstros construídos pelos comunistas. É uma zona muito pacata e tranquila, mas imagino que bem cara...
































































2 comentários:

MCF disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MCF disse...

Por aqui, a Primavera, depois de dar um ar da sua graça, instalou-se com um vento gelado e umas nuvens a ameaçar chuva.
Nada primaveril, portanto...

Quanto ao número de horas de sol, não fazia ideia que aí era assim tão diferente do verão para o inverno.
Aqui, com a mudança da hora já conseguimos ver o pôr-do-sol depois das 20h.