segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Os burocratas

Há vários meses que estive no SEF cá do sítio para pedir o meu cartão de residente na Polónia. Para efeitos legais, preciso de o ter. Na altura, deram-me quatro formulários gigantes, daqueles em que nos perguntam mil coisas parvas (os quatro campos iniciais são: últimos apelidos, apelidos anteriores, apelidos iniciais, nome próprio - nunca pensei que pudesse haver tantas categorias de apelidos! Mas afinal só a primeira é q interessava, ou seja, continuo sem saber o que significam as outras) e uma lista com os papéis que eu tinha de apresentar juntamente com esse documento. O drama começou por eu não ter nem o BI, nem o passaporte actualizados depois do casamento. Tive de esperar até ao Natal, até vir a Portugal para renovar os documentos. O BI sim, deu, mas o passaporte não, porque ainda não tinha o BI actualizado. Regressei a Varsóvia apenas com o passaporte na mão e o BI veio cá ter um mês depois. Nessa altura, lá me decidi eu a ir novamente aos serviços de estrangeiros. Felizmente descobri na internet que podia marcar hora e assim não tinha de esperar na fila. Cheguei lá, ainda estive a preencher o que faltava nos formulários, porque havia perguntas parvas (como já disse). Perguntei se podia apresentar tudo com o meu BI, visto o passaporte não estar actualizado. Ah, e tal, não, tem de ser mesmo o passaporte. Achei isto estranho, pois pertencendo eu a um país da UE nem sequer preciso de ter passaporte para estar cá. Mas enfim, eles mandam. Marcaram-me uma audiência para o fim de Março, onde deveria explicar os meus motivos para querer ter um cartão de residência (como se ser casada com um polaco não bastasse...) e trazer o passaporte actualizado. Depois no início de Abril dir-me-iam o "veredicto". Ah, e ainda teria de pagar 340zl.
Bem, voltei para casa com a ideia de na semana seguinte ir ao consulado português renovar o passaporte. Entretanto o drama das fotografias tipo passe, porque aqui têm mil e uma normas para a foto (semi-perfil, com uma orelha a ver-se, sem brincos, óculos nem nada, etc, etc) e em Portugal obrigaram-me a ter fotos normais, de frente. Lá me comecei a mentalizar que ia ter de tirar novamente fotografias e ainda por cima gastar 270zl pela renovação do passaporte (acho que ainda me iam cobrar mais, por o passaporte não estar caducado e ser só actualização de dados). No dia em que ia à embaixada sou acordada não pelos vizinhos de cima, mas por um telefonema da inspectora dos serviços de estrangeiros que tratou do meu processo. A coitada da senhora só nesse dia descobriu que eu sou cidadã da UE (vá-se lá saber onde ela tinha a cabeça quando me atendeu...). Ou seja, a nabice em pessoa!... Então, parece que eu tinha de me deslocar a outro gabinete, no piso inferior, tirar a senha A e era logo atendida (porque nunca havia fila). Com todo o respeito, sem insultar a senhora (que realmente merecia), lá lhe agradeci a indicação e alterei o meu plano de ir ao consulado por ir novamente visitar o serviço de estrangeiros. Cheguei, lugar à porta, fui ao 1º andar, um corredor normal e com ar saudável (o do 2º andar onde tive de ir era horrível, cheirava mal, tinha mil pessoas amontoadas, enfim, um antro). Sou chamada mal tiro a senha (não havia mesmo fila), entro por uma ante-sala toda bonitinha e com a bandeira da UE, chego a um gabinete todo arranjadinho e sou logo bem recebida. De facto, em termos de local, uma diferença abismal do piso superior. E o que é que me disseram os senhores da UE? Basta preencher um formulário (1/3 do anterior que me deram), trazer um ou outro papel, nada de fotos e em duas semanas dão-me o cartão. E pagamento? 1zl! Até fiquei com vontade de beijar as pessoas daquele gabinete! Afinal é tudo tão simples e não sei porquê uns burocratas queriam complicar-me a vida. Ou seja, nada de audiências, nada de pagamentos imbecis e nada de renovar o passaporte! Realmente, é bom fazer parte da UE.

1 comentário:

Anónimo disse...

Em vez de os burocratas o teu título também poderia ser os 'burros crassos' eh eh eh ou em español: je je je

SUGRU