sexta-feira, 6 de julho de 2007

Programinhas

Esta semana, para aliviar das confusões com a casa e afins, fiz dois programinhas que vale a pena partilhar. Num dos dias fomos ao cinema. Queriamos ver o Shrek na versão original, mas chegámos à conclusão que não há em parte nenhuma... Num rasgo de coragem, também para treinar os meus conhecimentos, decidi arriscar e ir ver a versão polaca do filme! Confesso que não foi tão mau quanto pensei e até consegui perceber muitas coisas. Claro que tive de ter "tradução simultânea" para algumas partes, mas em geral não foi assim tão mau.
Outro programa interessante foi ir ver uma exposição que está cá no museu nacional sobre o pintor Alfons Mucha. Devo dizer que adorei. O senhor até faz umas coisas engraçadas. As pinturas dele estão cheias de pormenores decorativos super interessantes. Ele tem um estilo muito giro e de certo modo também variado. Fiquei surpreendida, depois de ver uma série de pinturas dele todas no mesmo estilo (como esta imagem aqui ao lado) e de repente aparecerem outras que não tinham nada a ver, mas também interessantes. Andava há semanas para lá ir e já estava mesmo a ver que não ia conseguir. Afinal, apesar dos últimos dias aqui estarem péssimos, com uns vendavais indescritíveis e briole, lá me decidi pôr nas pernas e ir. A exposição estava cheia de gente, por acaso não imaginei que pudesse estar assim. E no fim, a lojinha de souvenirs também cheia; toda a gente queria comprar livros, postais, posters, etc, do Alfons Mucha. Se algum dia esta exposição estiver em Lisboa, recomendo vivamente.

Para finalizar, umas últimas fotos de Varsóvia:















O monumento que actualmente se encontra naquela que foi entrada do gueto de Varsóvia. Tem placas com inscrições em polaco, inglês e hebraico (acho).















Muito perto da entrada do gueto, um monumento que simboliza uma linha de comboio com um vagão cheio de cruzes, alusivo à deportação dos judeus. Devo dizer que cada vez que vejo um comboio com vagões de carga aqui é das coisas mais arrepiantes. Claro que sei que aquilo não tem nada de mal, mas só a mais pequena lembrança do que aquilo significou para tanta gente... é mesmo assustador. Sobretudo noutro dia, tivemos uma aventura espetacular: regressávamos do ikea com o carro com três coisas bem volumosas e pesadas que o enchiam completamente e... tivemos um furo!! Um buraco imbecil na estrada secundária por onde atalhamos sempre lixou-nos o resto do dia. Ficámos sei lá quanto tempo parados. Descarregar o carro, tratar do pneu que não queria de maneira nenhuma sair, a trovoada a começar, etc, etc. Tudo isto para dizer que estavamos perto de uma linha de comboios. Passaram vários, mas a certa altura passou um de carga... Naquele momento imaginei como seria durante o tempo da ocupação nazi - tinha o cenário muito dramático: era de noite, o céu todo nublado, viam-se alguns relâmpagos e de repente começou a chover, num sítio onde quase não há nada... Dá que pensar!! Bem, mas continuando...







































Descobri um sítio em Varsóvia, no centro (claro) onde estamos a 945km de Helsínquia, 647km de Copenhaga, 1065km de Oslo, 2771km de Reykjavik, 808km de Estocolmo, 1606km de Atenas, 826km de Belgrado, 545km de Budapeste (tenho de lá ir um dia), 948km de Bucareste, 1318km de Roma, 1073km de Sofia, 518km de Praga (também gostava de conhecer), 1213k de Tirana, 665km de Viena, 1122km de Moscovo, 518km de Berlin, 1126km de Berna, 1122km de Bruxelas, 1824km de Dublin, 2633km de LISBOA!!!!! (dizem eles, o viamichelin.com diz que são 3000...), 1444km de Londres, 1080km do Luxemburgo, 2287km de Madrid e 1365km de Paris.
Tirando o facto do monumento ser muito ranhoso, está com piada. Sobretudo o facto de Lisboa aparecer antes de Madrid!!! :)

1 comentário:

Sociedade disse...

Quanto a Lisboa estar antes de Madrid não percebeste que é da ordem alfabética??