quarta-feira, 19 de março de 2008

Uma nova escola

Começámos esta semana as aulas de preparação para o parto. Aqui na Polónia chama-se a isto Szkoła Rodzenia, que significa algo como "escola do nascimento". Neste curso em que nos inscrevemos temos aulas uma vez por semana, durante três horas. Quando vi que ia durar tanto tempo não queria acreditar, mas depois... Até se percebe porquê. A primeira aula foi engraçada. Começou com uma longa apresentação, pois éramos uns 13 casais. Depois, fizemos um pequeno trabalho em grupos que preparou para a parte teórica. Esta foi muito interessante, porque a orientadora esteve a explicar imensas coisas sobre a gravidez e o bebé. Fizeram-se algumas perguntas (sobretudo os pais, o que foi curioso) que ajudaram a perceber ainda mais. No fim, pôs-nos a todos a fazer ginástica, incluindo os pais! Ao som de Gipsy Kings, ainda por cima. Foi hilariante! Primeiro exercícios normais, depois exercícios para relaxar (as costas, sobretudo) e no fim uns poucos de respiração, muito simples. Foi pena que, por falta de tempo (afinal as três horas passam a voar) não conseguimos fazer mesmo bem todos os exercícios. Bem, e para ser sincera, esta parte de ginástica foi a que gostei menos. Acabei os exercícios com mais dores nas costas do que antes, o que não me agradou. E depois, há exercícios super básicos, uns até conhecia das aulas de pilates, mas que com um barrigão aqui à frente se tornam quase impossíveis!... Claro que a orientadora faz tudo super bem e a correr (ora bem, ela não está grávida!), mas para mim alguns foram uma verdadeira tortura. Às vezes lá tentava mais, mas de facto era fisicamente impossível fazer algumas coisas, porque a perna não subia mais, ou porque a barriga bloqueava, ou porque não me conseguia dobrar, etc. Enfim, espero que da próxima vez consiga fazer tudo com mais tempo e calma.
Em geral, a nossa opinião foi positiva. A orientadora é uma pessoa experiente, é parteira há uns 14 anos e explica muito bem todas as coisas. Só nos exercícios é que exagerou um bocado na rapidez. Mas de resto, está aprovada!

2 comentários:

MCF disse...

Essas aulas têm uma g'anda pinta. E também te ensinam a mudar fraldas, dar banho, etc., tudo com um boneco tipo nenuco? É que isso é que tem piada!


Quanto às dificuldades dos exercícios físicos, vais-me desculpar, mas confessa que nunca foste muito dada à ginástica. Não ia ser agora, com um barrigão que a coisa ia mudar, pois não?

Anónimo disse...

Fazer ginástica ao som dos Gipsy Kings!? Isto, sim é divertido!!!;)
As aulas devem de ser emocionantes.
N te preocupes c a ginástica, foi só a 1ª aula.Depois vais-te adaptando. Mas, a mcf tb tem razão! hei, n fiques chateada cmg, sabes q ginática tb n é o meu forte!:p

É óptimo terem uma professora c mt experiência, e tb conhecerem outros casais pré-papás.

bjnhs

inha