terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Concorrência entre operadoras móveis

Há uns tempos que a operadora móvel polaca Play (uma operadora que surgiu há coisa de um ano e tal) iniciou uma campanha publicitária de ataque directo à concorrência. Devo dizer que pessoalmente nunca gostei dos anúncios da Play, são todos horríveis. Estes agora estéticamente não têm nada de especial. O que chama a atenção é o que aparece escrito. Diz a Play que ligar de um telemóvel Play para outras redes é mais barato do que as chamadas dentro dessa outra rede. Ou seja - e citando os cartazes deles - ligar de Play para um telemóvel Era é mais barato do que ligar de um Era para um Era. E o mesmo com as redes Orange e Plus. Não sei se isto é verdade, porque não verifiquei, mas irrita-me este tipo de publicidade, que investe em dizer mal dos concorrentes.
E qual é a resposta dos concorrentes? Vejamos um caso concreto.
Estou a pensar comprar um novo cartão de telemóvel da operadora Heyah - uma rede que pertence à Era. Eles têm agora uma promoção que posso ligar por um preço muito bom para todas as redes (fixa incluída) da Polónia e da União Europeia!! Ou seja, passo a telefonar para Portugal ao mesmo preço que para cá. Só que esta promoção tem uma particularidade muito especial... Paga-se apenas 44 grosze (cerca de 11 cêntimos) para todas as redes (como já disse), excepto para a Play... para a qual se pagam 79 grosze por minuto (cerca de 21 cêntimos). Esta é a resposta que a concorrência está a dar à Play. A Orange parece que também está a ir por este caminho. Assim a Play vai levando dos seus concorrentes, enquanto perde tempo a criticá-los.

3 comentários:

ju. disse...

Duas erratas:
1.Play nao eh polaca.
Alias, nenhuma operadora alem do Plus eh polaca.

2.A Play realmente tem as ligacoes entre plau-play baratissimas. Porque? Porque nos contractos com as outras operadoras, as ligacoes sao muito caras. Assim, ganhando nos contratos das outras operadores, pode ter as suas ligacoes baratissimas. Ou seja- se escolheres a operadora Play, "roubas" dinheio a todos os teus amigos que tem outras operadoras, e assim pagas pouquissimo.
Por isso eh que na Polonia eh que se diz" nikt kto szanuje innych, nie ma Playa".
Alis, tem piada, mas realmente, as pessoas observam-se um pouco pelos numeros e operadoras que tem. A Heyah e Tak-Tak sao as chamadas operadoras dos jovens. Nenhum advogado ou biznesmen a serio atreve-se a ter um numero desta operadora. A Plus eh a mais usada entre telefones das empresas e todos que tem haver com a politica e a TVP, a Era entre gente privada, economistas e muitos juristas, a Orange (francesa)gente privada e lojas.
Tem piada.

Anónimo disse...

parabens por este blog!!! gostei muito de ler algumas das passagens... estava na net à procurade informaçoes sobre a polonia, mais concretamente sobre a cidade de poznan, mas encontrei muito pouca coisa... pelo menos do que eu queria... se fosse possivel agradecia que me facultasse algumas informaçoes que se prendem essencialmente como o custo de vida em relaçao a portugal... Isto porque, juntamente com alguns amigos estamos a pensar ir uns dias visitar poznan e varsovia. Muito grata... se for possivel, agradecia tambem que me dissesse mais ou menos quanto se pode pagar de poznan para berlin de comboio e para varsovia. muito grata. joana dente

mvs disse...

Olá
Para consultar preços de viagens de comboio, sugiro a consulta de dois sites: O da estação de caminhos de ferro de Berlim e o dos caminhos de ferro polacos.
Sobre o custo de vida, Varsóvia é mais cara do que Poznan. Mas, claro, tudo depende dos sítios onde se vai. Em comparação com Portugal, sinceramente, acho que depende das coisas. Em geral, Varsóvia é mais barata, mas a tendência é para a diferença ser cada vez menor.