segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

O que os bebés comem na Polónia

Tal como os adultos na Polónia têm as suas comidas tradicionais, os bebés também têm as suas próprias. Em geral, na Polónia, quando os bebés chegam à fase de comer outras coisas para além do leite, passam a comer de boiões. Quando fomos da última vez à pediatra, ela deu-nos uma brochura de uma marca de boiões com a indicação de como se devia alimentar o bebé. Pelo que percebi, aqui não há a sopinha caseira que se faz aí, à qual se vão acrescentando ingredientes. Quer dizer, haver há, mas está a tornar-se cada vez menos popular. De tal maneira que a pediatra nem sequer supôs que nós pudéssemos não querer alimentar a bebé só com boiões. Como não temos grande experiência nesta área, tive a felicidade de algumas pessoas de Portugal me ajudarem com indicações sobre como preparavam as comidas dos seus bebés. Os boiões de facto são muito práticos e têm uma variedade enorme de sabores. Mas - lá está - não há nada como uma bela sopinha caseira (para além de que é mais barato)! E a Teresa, para já, tem gostado.
Para além disto, há também papas, como em qualquer parte do mundo. Tirando o facto de não haver cerelac (o que me deixa muito triste), predominam as papas de arroz. Há também papas de milho, mas ouvi dizer que são uma porcaria. Às papas de arroz juntam-se sabores: há papa de framboesa, papa de banana, etc. Mas o que achei mais original foi ver papa de... bróculos, de abóbora e de outros legumes! São da Nestlé e chamam-se algo como "Jardim do Ursinho". Ainda não sei se vamos comprar, mas parece-me que não. De qualquer maneira comprámos um boião com puré de bróculos, imagino que seja mais saboroso.

1 comentário:

ju. disse...

boiões..?
Não eh bem assim.
Ca ha muita gente a fazer sopinhas caseiras!!! E são mesmo boas. O que os pediatras de ca dizem eh para ter cuidado com gluten. De resto faz-se tudo tal e qual como em Portugal- vai-se dando cada vez mais vegetais.
O que nao se pode fazer, eh usar vegetais do supermercado. Esses geralmente nao prestao, nao sao ecoligos e etc. A nos, adultos, as vezes tanto faz, mas para um bebe, eh precios comprar a fruta e os vegetais numa feira.

Achei piada porque da ultima vez que fui a um targ (feira), comprei um pocuo de abobra e cenoura, e perguntei a senhora- que ja nmos conhece bem- se tem a certeza de ser ecologico, porque eh para um bebe e etc. Pos -se toda a bicha cheia de senhoras idoasas, a dar conselhos e receitas de sopinhas para bebes. assim, vou tentando fazer as sopas dos velhos tempos:)