terça-feira, 28 de julho de 2009

Os polacos serão amargos?

Há certas frutas que cá são muito populares e que não consigo comer. Nesta época é comum oferecerem-nos ginjas para comer. Normalmente recuso, porque prefiro as docinhas cerejas. Mas noutro dia lá me enganei, a achar que era uma cereja, e meti uma à boca. De facto, era bem ácida ou amarga, nem sei bem descrever. Não consigo perceber como é que eles conseguem comer as ginjas como quem come cerejas. Outra que me ultrapassa é a toranja. É péssima!
Antes de vir para cá nunca me tinha apercebido de como em Portugal somos privilegiados com as frutas que tempos. Laranjas e pêras à vontade do freguês, por exemplo. Aqui, só há uns tempos reparei que as pêras são bem mais caras que as maçãs, porque não são tão frequentes. O facto de Portugal ser um país com muito sol faz com que tenha fruta muito docinha. Já aqui, e então este ano, que tem chovido que é um exagero, a fruta anda um bocado sem sabor, meio aguada.
Mas que os polacos estão habituados a sabores mais ácidos e até amargos, lá isso é verdade. Já nem falo nas couves fermentadas. Quanto a mim, não sei se alguma vez me vou habituar a estes sabores.

2 comentários:

Ana disse...

ora diz q agora aqui em paris trabalho indirectamente com uma polaca chamada carolina ;) bjs grds

Anónimo disse...

Ora também diz que aqui em A-da-Beja trabalho directamente com um polaco chamado caro Lino :) como todos os polacos é super-delicado! Montamos um negócio de nêsperas para exportar em devida altura para a Polónia.
Em seguida exportaremos figos! Sim, vai resultar em cheio! Uns nunca ouviram falar, outros mal conhecem e os demais terão oportunidade de provar! Também há a possibilidade de fazer compota naqueles boiõezinhos bem típicamente giros e portugueses. Vai ser um sucesso! Depois saberão onde comprar... Quiça na Dio-Bronca, quiça!
Queria dizer que estes frutos são sempre doces. O nosso lema de A-da-Beja produtores é 'os nossos frutos tornam doce qualquer amargura"!
Aí vamos Polskis! Se as Dio-Bronkas não aceitarem os nossos produtos os verdadeiros experts não resistirão!

Uma Doce Portuguesa