quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Doçaria portuguesa

Se há coisa que me chateia na Polónia é não haver cafés normais. Existem pastelarias, onde se vendem só mesmo doces, padarias, onde se vende pão e alguns bolos e os cafés, onde se vende sobretudo café, chá, algumas sandes daquelas tipo área de serviço e uns bolitos. Faz-me muita falta o café à portuguesa, onde posso comprar bolos, salgados, pedir uma torrada ou uma tosta mista, comprar um pacote de pastilhas; às vezes até comer uma sopa ou um almoço normal. Por acaso uma vez descobri um sítio no centro onde fazem tostas mistas, mas era um sítio mínimo onde não havia praticamente nada.
Os bolos na Polónia são todos um bocado exagerados. Têm muitas mariquices. Muitos cremes, muitas misturas de sabores, muitas frutas, eu sei lá! Não é que não goste deles, mas às vezes sinto falta de pedir um simples queque ou outro bolo do estilo, assim sem nada de especia. O mais parecido que encontro com isto é o pączek, e mesmo assim não tem nada a ver. Há também a babeczka (na foto, a base típica da babeczka), mas normalmente tem um creme qualquer esquisito.
Para tirar a barriga de misérias, volta e meia faço algum doce português. Em geral nunca faço nada muito complicado. Já me aconteceu várias vezes ir a uma festa ou algo do estilo e levar uma sobremesa. No início fazia mousse de chocolate (feita por mim, claro, nada de alsas nem afins), depois passei a fazer bolos, queques, etc. O mais curioso é que os polacos adoram estes nossos doces. Devem estar tão habituados a bolos ultra-elaborados, que quando vêem - e provam! - um bolo do mais normal possível, adoram! E repetem, e acabam-me logo com o dito. Bem, nem falo da mousse de chocolate, que é uma verdadeira perdição para toda a gente. Às vezes acontece-me fazer qualquer coisa só para nós cá em casa, mas infelizmente as quantidades dos livros de culinária são sempre para um batalhão. Nós, que ainda somos pouquinhos, não conseguimos nem por sombras dar cabo daquilo. Então, o Stas acaba por levar o bolo/doce para o trabalho e os colegas dele dão cabo dele em três tempos. Acho que eles são os meus maiores fãs. Mas também não admira, sou a única pessoa que lhes manda doces. Da última vez foi um cheesecake, já há algumas semanas. Só que ao que parece, já estão com saudades outra vez. Ontem o Stas chegou a casa e disse-me que eles perguntaram quando é que eu estava a pensar em fazer outro bolo...

5 comentários:

bulaxa disse...

Percebo muito bem esse ponto de vista; o meu jovem também é polaco. Como não costumo fazer doces, os pratos com maior sucesso são mesmo de salgados. Coisas simples com frango estufado, jardineira, arroz de legumes... Ele adora pratos que se fazem só num tacho. E para terminar, as sopas portuguesas também costumam ter pontuação muito positiva. A gastronomia portuguesa é um espectáculo ;)

mvs disse...

Ah, sim, as sopas!!... O que o meu marido se queixa quando não há sopa em casa!...

Tia Maria disse...

Quanto ás sopas, só há um caminho.
sopasetal.blogspot.com
E quanto aos doces, no outro dia levei um simples bolo de bolacha, feito pela Tia Maria, a dona deste blog, eu só cá venho mandar umas bocas de vez em quando, lol, para o trabalho e nem consegui comer uma fatia, levou uma volta que só visto.
E ainda tu não lhes levaste doçaria conventual, então aí é que eles não te largavam. lol
Cuimprimentos da terra das tulipas.

Margarida Elias disse...

Quando fui de viagem à Áustria e à Alemanha pensei o mesmo que tu acerca dos cafés. Realmente não admira que a doçaria portuguesa faça sucesso. Eu é que, apesar de estar em Portugal (ou talvez por isso) nunca faço doces... Já agora: podes enviar uma mousse ou um cheesecake para o Ameal? O pessoal agradece!;)

Renata disse...

Se há coisa que me chateia na Polónia é não haver cafés normais.