terça-feira, 10 de novembro de 2009

Uma enfermaria em casa

Os últimos tempos têm sido de loucos. Com o tempo que tem estado por aqui, não foi de estranhar que a nossa casa acabasse por se tornar num hospital. O Staś e a Teresa a antibiótico, só eu é que me escapei (fiquei-me pelas "mézinhas"). Só que, para além de ter de servir de enfermeira a tempo inteiro, tenho estado com uns trabalhos para fazer, o que me rouba todo o tempo livre.
No início das doenças, quando fomos às urgências do centro de saúde e o Staś pediu ao médico para lhe passar um atestado, pergunta-lhe o médico: "Quer 5 ou 7 dias (úteis)?" Ele respondeu 5. Fiquei logo toda contente. Boa! Uma semana em casa! Comecei logo a dizer que podíamos ir aqui e ali. Ele, muito surpreendido, diz-me que a ideia é ficar em casa de cama. Achei um bocado exagero, mas lá aceitei que iamos ficar uma semana enclausurados. Pensei que eram mariquices de polacos. Entretanto a Teresa também adoeceu. Foi então, com estas idas todas ao médico e tal, que percebi que cá as pessoas levam a sério tomar antibiótico. Não é como em Portugal, que a pessoa mesmo com antibiótico vai trabalhar e faz a vida normal. Pelo menos comigo era assim. Só que cá, com o clima desta época do ano, é um risco andar na rua durante o tratamento. Isto porque é muito fácil ter uma recaída. Eu, que também estive meio adoentada, tive de sair uma ou outra vez de casa e senti que esses "passeios" não me ajudaram grande coisa. Ou seja, na Polónia, quando temos alguma constipação mais forte, é melhor não se armar em herói e querer fazer a vida normal. Bem, mas felizmente o pior já passou.

5 comentários:

Margarida Elias disse...

Com o título de "enfermeira em casa" pensei que tivesses uma e ia dizer que também queria. Aqui em casa, mesmo com o clima mediterrânico, desde o final de Agosto, tem sido semana sim, semana não, alguém doente. A Teresa tem agora uma espécie de febre aftosa mas sem febre, que até pode sair de casa, mas não pode ir à creche. Está rabugenta e não come... Quero uma enfermeira cá para casa, onde se arranja?

Ana P disse...

Descobri mesmo agora o teu blog e fiquei deliciada! Estou a fazer um ano dde voluntariado em Varsóvia e é muito bom ler comentários tão portugueses a esta vida polaca.. Se fizeres uns cozinhados portugueses podes-me convidar um dia destes! :P

Anónimo disse...

Ana, tens de descobrir os "pierogis" polacos que são deliciosos, os crepes, etc. Fiquei curiosa e gostava de saber que tipo de voluntariado fazes aí em Varsóvia. estou a blogar de Lisboa mas embreve vou aí e posso levar-te uns pastéis de nata... já não direi pastéis de bacalhau porque não tenho paciência para os fazer. mas comer, sim! Gosto imenso!!! Fico à espera de saber mais alguma coisa de ti.

Lisbonetavó

Anónimo disse...

Uns zumzums dão-me a conhecer que afinal a vossa enfermaria caseira não fechou tão cedo quanto pensavas Mariana... Desejo muito que melhores.
saudades
SUGRU

Ana P disse...

Lisbonetavó,
já provei sim o pierogis, e gostei claro, mas tenho umas certas saudadinhas dos rissóis de carne da minha avó:P Mas tenho comido sopas muito boas e ainda há muito por descobrir.
Eu estou a trabalhar na Fundação Polaco Alemã Reconciliação (www.fpnp.pl) e na Fundação faz-se várias coisas,já ajudei na preparação de uma exposição sobre a insurreição de Varsóvia, um dia por semana visito um lar de idosos, e outro dia visito uma Pani Ewa que é uma castiça..temos um horário variado o que acaba por cortar a monotonia! No meu blog tenho falado aos pouquinhos de algumas tarefas e de como está a ser esta aventura;)