quarta-feira, 7 de março de 2007

Primavera de Varsóvia

Hoje esteve um dia lindo, cheio de sol. Pela primeira vez andei na rua com menos roupa (atenção, menos roupa não significa roupa fresca… a camisola de lã continua lá), sem cachecol nem nada na cabeça. Não havia uma nuvem no céu, só soprava uma brisa fresca muito primaveril, que não chateava ninguém. A minha mãe diz que isto agora, com a União Europeia, até o clima vai ser uniformizado. É capaz de ter razão, porque hoje esteve um dia totalmente atípico para esta época do ano aqui.

Como hoje tive aula de polaco mais tarde, aproveitei para me arranjar com todas as calmas de manhã. Saí para ir almoçar com o Stas a um restaurante de crepes muito bom e a seguir fui passear para um jardim que ainda não conhecia. Ali fiquei, de cara voltada para o sol, a ver se conseguia disfarçar o meu ar ultra-invernoso-que-não-engana-ninguém (devo dizer que ainda não foi o suficiente, mas já não foi nada mau). Deve ter sido um dos momentos mais agradáveis que passei aqui na Polónia (apesar de ter aproveitado aquela hora para fazer à pressa os trabalhos de casa de polaco). Este jardim não tinha nada de especial, mas quando o sol brilha como hoje, só é preciso um banco confortável e um bocado de relva para ficar bonito. Enquanto estive lá, passaram por mim várias mães e avós a empurrarem carrinhos de bebé, pais e filhos a andar de bicicleta ou simplesmente a passear. Durante o dia aqui é frequente ver-se mães com carrinhos de bebés, estudantes à conversa, pessoas a passearem cães, etc. Mas hoje foi um exagero. Como estava um dia lindo, toda a gente aproveitou para vir para a rua desfrutar do sol.

Como vêem, a Primavera também está a chegar à Polónia!

Sem comentários: