quinta-feira, 22 de março de 2007

Coisas várias

Bem, parece que já não venho aqui há uma eternidade!... Os últimos dias têm sido complicados, sem tempo para quase nada.
As aulas na Universidade estão quase a acabar, já só temos uma semana e meia. Aos poucos, várias pessoas foram deixando a turma; neste momento somos só 4. Éramos 6 os do costume, mas um teve de regressar ao seu país e outra não tinha disponibilidade para continuar, porque tem 2 filhos e tornou-se complicado. Antes que todos desaparecessem (eu própria comecei a ter dificuldade em ir devido à hora, mas... lá fiz um esforço e tenho ido), combinámos um jantar de turma em casa do colega alemão. Para ter alguma piada, cada um deveria levar algo típico do seu país. O professor disse logo que ia levar bigos, um prato típico polaco feito à base de couve e carnes. É muito bom - o dele estava fantástico - mas demora algum tempo a fazer. O meu professor começou a preparar isto dois dias antes, lá com os rituais todos. A mim pediram-me uma sobremesa. Pensei imediatamente em duas coisas: arroz doce e mousse de chocolate. Desisti do arroz doce porque me disseram que havia uma sopa (sopa, imagine-se!) polaca que era massa ou arroz com natas e canela por cima. Optei então pela dita mousse. Os outros colegas não conseguiram inventar nada típico. O brasileiro levou doces de amendoim (muito bons, por acaso) e a mexicana chegou a pensar em tortilha, mas achou pesado para o jantar (achou mto bem). O alemão disse que tipicamente alemão era ter a mesa posta com garfo e faca à esquerda e direita do prato. Acho que ainda não tinha referido isto aqui, mas na Polónia usa-se muito pouco a faca e a ordem dos talheres na mesa ainda não percebi muito bem. Tenho um bocado a sensação que é assim tipo "à vontade do freguês", mas hei-de investigar. O jantar foi muito agradável. A casa deles é giríssima, fica numa zona óptima da cidade e tem um terraço grande que não pude explorar por estar a chover. Eles são super simpáticos, bem como o resto da turma. A mexicana vai-se embora em Maio, mas os outros ficam por cá.
Esta semana também fiz uma visita à televisão polaca. O Szczepan, marido da Júlia, é editor de um programa que dá na TVP2 chamado "Warto Rozmawiać", que significa "vale a pena conversar". Todas as semanas eles precisam de pessoas para a plateia do programa e esta semana nós resolvemos ir. Apareceu também por lá o Osvaldo. O tema desta semana era o Palácio da Cultura de Varsóvia (já mostrei várias fotos dele), se se deveria destruir ou manter. No programa explicaram que, após a Insurreição de Varsóvia, os alemães - furiosos - destruiram ainda mais o que puderam da cidade. O quarteirão onde agora está o Palácio foi também muito afectado por esta destruição. Mais tarde, depois da guerra, começaram a reconstruir. No entanto, pouco tempo depois, o Staline decidiu arrasar completamente aquela zona para construir o Palácio, como sendo um presente da Rússia para a Polónia - claro que tudo isto pago com o dinheiro da Polónia. Os polacos desde sempre tiveram aversão àquele sítio, mas aos poucos foi-se enraizando na vida da cidade e hoje funcionam lá imensas coisas, desde cinemas a restaurantes, passando por gabinetes de universidades, etc. Pessoalmente eu acho que não há motivo para destruir o Palácio, mas há muitos polacos que pensam assim. O programa, então, era sobre isto. Os convidados eram a Presidente da Câmara de Varsóvia e quatro arquitectos. Foi uma discussão bem interessante, da qual eu não percebi nada, mas tinha de me fingir interessada para o caso das câmaras me apanharem (e apanharam-nos muitas vezes, sentámo-nos no pior sítio...).
De resto, a Primavera também está a tentar chegar aqui, mas há umas nuvens traiçoeiras que ainda insistem em bloquear o sol, apesar de ele volta e meia conseguir furá-las. Nestes dias às 7h da manhã vi cair alguns flocos de neve, mas depressa se transformaram em chuva. Os dias agora estão cada vez maiores. Nota-se à tarde, mas também de manhãzinha. Noutro dia acordei de noite, eram cinco e tal da manhã, e já começava a ser dia. É a piada dos dias aqui, que no Inverno são mais pequenos, mas no Verão acho que são maiores.
Uma última nota sobre o cinema. Recentemente fui duas vezes ao cinema, mas desta vez tive mais sorte e vi os filmes na versão original, com legendas em polaco. O último que vi foi o Queen, que fala sobre a família real britânica na altura da morte da princesa Diana. Está muito interessante o filme, por acaso gostei. O outro que vi era um bocado mau. Mas pronto, já percebi que se pode ir ao cinema normalmente aqui. Agora, os bilhetes é que não são nada baratos... Atrevo-me a dizer que em alguns sítios até parecem mais caros do que em Porugal!...

1 comentário:

Anónimo disse...

Será possível publicar aqui a receita do BIGOS ?
Seria muito interessante
Expectante!!!!.....
SUGRU