segunda-feira, 30 de abril de 2007

Está tudo verde Sporting

Este fim de semana tive a visita do meu pai. Foi mais ou menos uma visita relâmpago, mas ainda deu para apanhar umas temperaturas fantásticas de uns 25ºC, mas também uns ventos primaveris um pouco desagradáveis. Fomos visitar alguns sítios interessantes onde se via bem que a Primavera já chegou a Varsóvia. Está tudo muito verdinho e bonito, por toda a parte onde se anda encontram-se flores e mais flores, sejam em canteiros ou em bancas de vendedores de rua.
Lá fui eu na 6ª feira de carrito buscá-lo ao aeroporto. Claro que na véspera à noite tive de treinar o percurso para não me enganar. Correu tudo bem e o regresso também, sem problemas. Estava imenso calor nesse dia. No sábado almoçámos numa esplanada a desfrutar do bom tempo (que depois ao fim da tarde começou a virar). Depois estivemos no Las Kabacki, uma reserva natural na parte sul de Varsóvia. Passámos num sítio onde há uns dez anos houve um acidente de avião e onde há um pequeno memorial. É curioso ver que nessa zona as árvores são muito mais fininhas do que em todo o resto do bosque. Isto porque quando o avião caiu arrasou com aquela zona. Parece que quando o piloto viu que não tinha hipótese, desviou o avião para ali, para não cair no meio da cidade.
Continuando no capítulo das desgraças, visitámos também a Cytadela, uma grande fortaleza construida pelo czar da Rússia no século XIX, quando os russos dominavam a Polónia. Era uma espécie de prisão onde eram executados todos aqueles que se opunham ao regime. Actualmente grande parte da Cytadela pertence ao exército e está fechada ao público. Só se pode visitar uma parte, que tem um pequeno museu (que já estava fechado quando lá fomos). Curiosamente esta zona não foi muito destruída durante a IIª Guerra Mundial. É uma área bastante grande, algumas zonas já estão muito degradadas, outras foram destruidas por motivos vários.
O que tem piada nesta época do ano é que de facto toda a gente quer aproveitar o bom tempo. No fim de semana, é ver centenas de pessoas a passear de bicicleta, de patins ou mesmo a pé, nas ruas, nos parques, etc. No domingo, já depois da partida do meu pai, ainda aproveitei para ir apanhar algum solzinho numa parte do Las Kabacki que está arranjada para as pessoas poderem ir lá jogar ténis, ping-pong, xadrez, cartas, nadar na piscina (só no verão), as crianças brincar num parque infantil, fazer churrascos, piqueniques, fogueiras, etc, etc. É engraçada, esta zona. Ao princípio estranhei estarem tantas pessoas com fogueiras acesas, a assar salsichas e outras coisas que eu sei lá, e ninguém pegar fogo ao bosque. Mas depois reparei que há uns polícias permanentemente a fazer uma ronda e a prevenir estas coisas. É um sítio muito agradável, como a maioria dos parques aqui.
Esta semana na Polónia é o equivalente aos nossos feriados de Junho (isto mais para os lisboetas que para o resto do país). Dia 1, como em toda a Europa (acho), é feriado e dia 3 também. Ou seja, é uma semana em que dá para se tirar umas boas férias. Eu, como estou permanentemente de férias (isto é um bocado relativo, mas por agora pode ser chamado assim), não sinto tanta diferença. Ainda não sei se vou passear a algum lado especial. Depois conto se for.

1 comentário:

Anónimo disse...

Como é que nenhum sportinguiste que se preza ainda não comentou este reportagem da Pollónia em verde VERDE

Estrelita