segunda-feira, 2 de abril de 2007

A Páscoa na Polónia

Na semana passada estive num encontro no museu etnográfico feito para estudantes do Polonicum sobre a Páscoa na Polónia. A minha turma baldou-se toda, só fui eu. Os outros estrangeiros eram todos tipicamente erasmus, com o seu estilinho inconfundível. Três senhoras vestidas com trajes típicos de diferentes regiões polacas falaram sobre as tradições da Páscoa, traduzidas para inglês por uma senhora que falava aos berros ao microfone, com sotaque à "Allo Allo" (o sotaque inglês preferido dos polacos) e carregava cada palavra com imensa força. No fim, acabou por nos desejar um feliz Natal...
No fim, tínhamos uma mesa cheia de bolos típicos à nossa disposição e duas senhoras a ensinar técnicas de decorar ovos. Eu estive a decorar com papel colorido e uma cola artesanal. Claro que foi com grande ajuda da senhora, porque eu para trabalhos manuais sou um desastre. A outra técnica, que era com cera e tintas, eu já conhecia. Estive um dia em casa da Júlia com umas amigas dela a pintar ovos com cera. Ficam muito engraçados. Estes ovos podem ser cozidos e depois comem-se no Domingo de Páscoa, ou então furam-se e limpam-se por dentro. De qualquer maneira são muito frágeis.
Os ovos decorados são algo tipicamente desta época na Polónia. Por toda a parte podemos comprá-los - a maioria artificiais, acho. As técnicas mais comuns, pelo que me disseram, são a de pintar com cera ou então de cozer os ovos com cascas de cebola (para ficarem acastanhados) e depois com um objecto afiado ir lascando bocadinhos da casca e fazer um desenho. Esta nunca tentei, mas as outras duas têm imensa piada.
Outra tradição daqui são as palmas que se usam no Domingo de Ramos. Como aqui não há palmeiras (bem... havia uma artificial horrorosa numa rotunda, mas acho que já se desfez), eles criaram estas palmas, como lhes chamam. São feitas com flores secas e podem ter todos os tamanhos. Em algumas regiões fazem uma espécie de concursos de palmas, a ver quem faz a maior.
Há ainda uma outra tradição, que eu acho completamente absurda e felizmente não vou estar cá nessa altura. Na segunda-feira a seguir à Páscoa é normal as pessoas atirarem água umas às outras. Mas não são uns pequenos salpicos, são mesmo baldes de água! Brincadeirinhas parvas...
O que mais achei piada daquele encontro para erasmus (no fundo era isso) foi de a Páscoa ser sempre referida como uma festa de tradição. As pessoas vão à igreja por tradição, basicamente foi o que disseram. Ou seja, o significado da Páscoa, na prática, são uns ovinhos, umas palmas, uns doces. Claro que se alguém decidir ir mais além e analisar cada um destes simbolos, por mais tradicionais que sejam, vai perceber realmente de que se trata a Páscoa. Caso contrário, e segundo aquilo que me pareceu ouvir no museu, a Páscoa é apenas mais um motivo para as pessoas se reunirem e comerem bem. Ao que nós já chegámos!

3 comentários:

MCF disse...

Olhe, desculpe, não passou já a Páscoa na Polónia?

Anónimo disse...

Essa cesta cheia de ovos na foto está linda!!!! Não custava nada tê-la trazido para a pátria...
Achei delicioso o sotaque alô alô da conferencista e acabar por desejar com Natal. Mas não é assim tão estranho porque o nosso amigo PAndrzej recentemente deixou-me um bocadinho 'confusa' quando sugeriu que eu pusesse os ovos de Páscoa na árvore de Natal...
Bem, as palmas fazem o meu género são muito giras, mesmo muito.
Lembrando o nosso Domingo de Ramos no Carregal e os homens que levam ramos para a Missa, e alguns autênticas árvores, acho que afinal por todo o lado acaba sendo o mesmo: a mania das grandezas! Este ano em Currelos na Missa dos Ramos estava um que levava o ramo mais alto de toda a gente e até tinha uma laranja ou duas lá no alto!!! Foi fantástico e cómico!!!
No encontro 'pascoal' na Polonicum disseste que havia bolos típicos e acerca disso nada referiste... o que se passou? Eram assim tão maus? Nem provaste? Quais são os bolos típicos da Páscoa aí? Não me digas que é o Bolo-rei! Não me admirava nada... as nossas rabanadas de Natal são doce típico de Páscoa em Espanha! Vá a gente perceber o que é que está certo para não se perderem as tradições.
Fico à espera de notícias dos bolos 'pascoais' (não do bacalhau pascoal).
bjis
mum

Luciana disse...

Olá
Sou de Prudentópolis- Pr. Brasil.
Vivo em uma cidade colonizada por Poloneses e Ucranianos. Como vim morar aqui em 1996, aos poucos fui me acostumando com a nova cultura. Aprendi a pintar pêssankas e compreendi todo o ritual da Páscoa que está associado ao inicio da primavera na Europa, por isso é importante. No Brasil, acho que aguardamos mais o Natal, talvez, por estar associado ao início do verão e das férias. Como sou professora, quero ensinar meus alunos a enfeitar casca de ovos para a Páscoa na cultura Polonesa.
Retirei o modelo que era feito em uma aldeia próxima a Varsóvia nos anos 40 (Magdalena Zawadzka Rozanska). Usa-se palha seca e papel colorido. Não sei o nome da técnica, podem me passar? Até se for possível gostaria de ter outros modelos. Adoro aprender novas artes.
Temos um Hotel em Prudentópolis, o seu nome é Ózera, por ele ter muitos lagos (www.ozera.com.br)
Também tenho um Blog
lucianaarteedecorao.blogspot.com
onde falo sobre a cultura local. Caso queiram compartilhar novas informações, adoraria saber mais.
Luciana Rohr Zanatta