sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Visita guiada

Ainda não tive coragem para tirar nenhuma foto à casa e postar aqui. No entanto, vou tentar fazer uma pequena descrição para poderem imaginar à vossa vontade.

A sala: Já tem sofás, um sistema de som brutal que o Stas comprou há uns anos e já trasladou aqui para casa. Já o estreámos aqui a ver um filme, é muito porreiro. Claro que agora enquanto estou em casa já vou podendo "musicá-la" à vontade. Bem, mas voltando aos sofás... Um deles não dá para ninguém se sentar, porque tem em cima uma gaveta de um armário da cozinha, montes de sacos vazios (sei lá eu porquê!...), auriculares e uma infinidade de coisinhas que vão acabando por ficar ali, como quem não quer a coisa. O outro sofá dá para sentar, porque a maioria da tralha que tem em cima está ou nos apoios para os braços, ou em cima do encosto das costas. Para além disto, nesta sala encontram-se também uma infinidade de fios e cabos: o modem da internet (ainda não comprámos o router para ter wireless), uma torradeira e uma chaleira eléctrica (estão no chão ao pé de uma tomada, porque na cozinha ainda não temos tomadas), uma extensão que liga uma destas tomadas à cozinha e ainda o ferro de engomar. Sim, porque a sala agora virou rouparia (graças à aparelhagem, porque se estivesse noutro sítio não dava para ouvir nada de jeito). Ou seja, está um verdadeiro caos.

A cozinha: Tem os armários todos no sítio, apesar de só três terem maçanetas. Neste momento tem o frigorífico fora do sítio, porque estivemos a trocar a abertura das portas e ainda não ficou totalmente bem. E, claro, enquanto não se arranja, vai ficando por ali. O balcão da cozinha está cheio de coisas também. Mesmo assim, é uma das poucas divisões da casa que está quase ideal. Gosto desta cozinha, apesar de ser minúscula. Ainda faltam alguns detalhes, mas está minimamente funcional.

O corredor: Falta pôr a porta do bengaleiro e limpá-lo. Falta também tirar uma série de tralha das obras que ficou escondida em alguns armários. Mas isso...

O quarto das visitas: Para esquecer! Já conseguimos esvaziar algumas malas e quase algumas caixas. Mesmo assim, ainda tem muita porcaria embalada a precisar de ser arrumada. Era lá que funcionava a rouparia, até a aparelhagem ter vindo para cá.

O nosso quarto: Deve ser a divisão mais arrumadinha. Ontem tentámos colocar umas cortinas que comprámos, porque os estores que temos deixam entrar imensa luz (e já aqui comentei várias vezes como o sol nasce cedo nesta parte do globo). Missão mais ou menos cumprida, porque ainda temos de dar uns retoques. Mas, aparte disso, está tudo bonitinho. A minha menina dos olhos é um tapetinho pequeno tipo Arraiolos que está entre a cama e o roupeiro. Super giro.

As casas de banho: Sim, plural, porque na Polónia costumam separar a retrete do resto. Vá-se lá saber porquê! Mas assim que for possível, a nossa ideia é juntar tudo. As casas de banho não foram praticamente alteradas, só pintámos o tecto (e limpámos tudo, claro está). Ainda não estão ideais - um dos lavatórios não funciona bem e um armário que aproveitámos da anterior proprietária ainda precisa de ser arrumado de metade para baixo.

Basicamente, fica-se com a sensação que desde que chegámos ainda não fizemos nada. Mas não é assim, isto aos poucos vai andando. Estamos a tentar encontrar o nosso ritmo de funcionamento normal. A nível de refeições conseguimos ter um ritmo muito português. Ah, e sopa também, graças a Deus!

Uma nota final para contar apenas um dos muitos milagres que aconteceram por altura do casamento. Um tio e primos do Stas que vieram de carro ofereceram-se para levar algumas malas e coisas nossas. Entregámos-lhes todas as coisas frágeis que tínhamos para trazer para cá. A certa altura da viagem de regresso, um carro à frente deles começa a rodopiar e despista-se e eles acabam por também chocar contra o separador central, numa tentativa de evitar o choque com esse carro. Perderam um dia de viagem a tentar arranjar o carro. Apesar de todas estas vicissitudes, as nossas bagagens chegaram todas impecáveis, sem nenhum risco nem nada. Incrível! Graças a Deus eles ficaram todos bem, não se magoaram nem nada. Só o carro ficou um bocadinho mal.

É este o nosso ponto da situação. Para a semana vou à imigração inscrever-me como residente e tenho também de ir às finanças. Burocracias necessárias, mais que não seja porque (aqui vai a novidade para os que não sabem ainda) vou começar a dar aulas de português em Outubro e preciso destes dados para me pagarem. Ah pois é! Com esta me vou porque, como acabaram de perceber, há muito que fazer por estes lados. Boa sorte para mim mesma!

2 comentários:

Anónimo disse...

Olha, esse wc separado só com o "sítio" sempre tem as suas vantagens... Primeiro quando há aqueles que resolvem ir ler para o "sítio" com o jornal debaixo do braço e nós cá fora à espera de vez em vão porque querem lá saber... nunca se sabe se isso um dia acontece por aí...
Segundo: em caso de desarranjo intestinal forte até dá jeito apoiar a cabeça na porta pois fica sempre está colocada na frente do... "sítio". Esse compartimento solitário, no centro da Europa sempre se chamou o "petit coin". Ponderai bem os prós e os contras de remover a parede entre o p. coin e a sala do duche. Ponderai...

Sugru

mvs disse...

Epa! Neste aqui, para se apoiar a cabeça na porta seria preciso ter um pescoço bem grande...