quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Tłusty czwartek

Hoje é a chamada Quinta-feira Gorda. Na Polónia, é dia de comer pączki. As estatísticas dizem que cada polaco come em média 2,5 pączki neste dia. Pelo que sei, há quem no dia de hoje se dedique a alarvar nestes bolos. É um dia muito feliz para as pastelarias, que se entretêm a fazer destes bolos aos mil.
Na Polónia não se festeja o Carnaval. Quer dizer, festeja-se alguma coisa, mas não na Terça-feira. Supostamente, Domingo é o último dia do Carnaval. Não há desfiles, nem nada do estilo (bem, com a neve que está, não me admira nada). Nos supermercados encontram-se à venda as típicas roupas para as crianças se mascararem, mas do que me disseram, os adultos são mais comedidos e não se misturam muito nesse tipo de brincadeiras.
Mas voltando ainda outra vez à doçaria polaca, outro doce típico nesta época são os faworki. São uma espécie de cuscurões cobertos com açúcar em pó. Ao contrário dos pączki, não são enjoativos e muito facilmente se comem uma data deles seguidos. Não me lembro bem, mas acho que durante o ano não se costumam ver à venda faworki, só mesmo por esta altura (apesar de no Natal já ter visto em alguns sítios).
Não sei fazer faworki, mas ontem deram-me uma receita de pączki e achei que era melhor não tentar fazer em casa. Para terem uma ideia, dizem que no campo neste dia é típico entrar em casa e sentir cheiro de óleo de fritar... Por isso, para quem gosta destes bolos, aconselho a comprar numa cukiernia.

2 comentários:

MCF disse...

Mas páras de falar em polaco?! Sinto-me um bocadinho burra a tentar perceber como se pronuncia essa doçaria, já para não dizer que também não faço ideia do que cukiernia quer dizer...

Anónimo disse...

sim!!! apoiado!!! que naba... cukiernia??? o que vem a ser isso???

SUGRU está de volta