terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

A web polaca: o fenómeno Allegro

Um dos sites mais conhecidos dos polacos é o Allegro. É uma espécie de eBay à polaca. Lá podemos compra praticamente tudo. Quem vende são pessoas normais (normalmente coisas em segunda mão) ou mesmo empresas. Algumas destas empresas têm lojas onde quem quiser pode ir buscar directamente o que comprou no Allegro. Outras não e dedicam-se exclusivamente a vender através deste site. Há duas formas de vender e comprar: por leilão (o típico quem dá mais) ou compra directa, a vulso. Cada produto está online durante uma série de dias e depois desaparece (quando se trata das empresas, elas depois voltam a colocá-los lá). Supostamente, a vantagem de comprar no Allegro é que é tudo mais barato do que nas lojas normais. Claro que também há excepções, mas costuma ser assim. Às vezes quando quero comprar alguma coisa numa loja, vou lá antes para ter uma noção dos preços a que se vende.
Daquilo que percebi, há muita gente a comprar no Allegro. É verdade que também já houve barracadas, aldrabões que vão para lá vender coisas, conseguem extorquir dinheiro às pessoas e depois desaparecem. Mas em geral - e agora falando concretamente do nosso caso - aquilo até funciona bem. Nós já comprámos lá várias coisas, umas em segunda mão, outras novas (das tais empresas). Entre elas contam-se: pneus de inverno para o carro (ah pois foi! E que bons que eles são!), um telemóvel, pilhas recarregáveis, peças para o carro (não me perguntem o que era aquilo, que não faço ideia), o produto que usamos para dar banho à bebé (mais barato que nas lojas), chávenas de café e o Stas até comprou com um colega de trabalho uma máquina de café expresso para terem na sala deles (o café cá... pronto, já se sabe...). Somos capazes de ter comprado mais algumas coisas, mas neste momento não me lembro. No trabalho do Stas, vários colegas dele usam o Allegro. Por exemplo, noutro dia um deles pediu-nos a máquina fotográfica para tirar fotos a umas botas de snowboard que queria pôr lá à venda. Outro encontrou lá um conjunto de sofás que está a pensar comprar para a sua casa nova. Outro, arranja lá a maioria das coisas que precisa para o filho bebé (gel de banho, vitaminas, etc, etc).
Para mim, o Allegro é mesmo um fenómeno. Eu, que não sou nada dada a compras na Internet, dou por mim volta e meia a pesquisar coisas neste site. De facto, até estou bem contente com as compras que lá fizemos.
Entretanto, o Allegro abriu um novo site chamado Co Kupić, que significa "O que comprar?". É um site onde as pessoas dão a sua opinião sobre milhares de produtos, se valem ou não a pena. Também já lá fui uma ou outra vez. Como é um site novo, ainda não há muitas opiniões, mas por acaso fui à procura de uma sobre uns biberons. Vi lá uma opinião negativa, que me fez mudar de ideias e vi outra, num que me interessava, a dizer uma série de coisas que iam de encontro ao que eu precisava. Ou seja, foi uma boa ajuda. Comprei o tal biberon (numa loja, por acaso não foi no Allegro) e de facto é um dos mais práticos que tenho.
A nível de empresa, não faço a mínima ideia como está este grupo Allegro, mas deve estar a ganhar bem. Por minha parte, vou continuar a usar os sites deles.

2 comentários:

Margarida Elias disse...

Que pena nã haver um Allegro desses por aqui...

João Tavares disse...

Até existe... e com artigos em primeira mão, na verdade não só em Portugal mas como para toda a Europa em: http://www.pixmania.com com os preços mais competitivos do mercado... mas também gosto muito do allegro tem vários artigos e a preços convidativos hehe