quarta-feira, 3 de junho de 2009

Obras públicas na Polónia

Há uma coisa em que, de facto, os polacos são muito bons: em fazer obras públicas. Refiro-me concretamente a obras tipo estradas, melhoramento do piso, etc. É comum num fim-de-semana haver uma estrada cortada ou com algumas faixas cortadas para se arranjar o piso e na segunda-feira essa mesma estrada já estar aberta e a funcionar sem problemas. A rapidez com que eles fazem estas obras espanta-me. Desde que estou a viver nesta casa posso enumerar vários pontos por onde passávamos de carro que foram melhorados e também novos acessos que foram criados. O novo caminho para o aeroporto, por exemplo, que dá um jeitão desgraçado, foi terminado num piscar de olhos. Lembro-me de fazer esse caminho com o chão ainda meio de terra em algumas partes, só com uma faixa para cada lado e pouco tempo depois passamos lá e... estrada óptima, com 2 ou 3 faixas para cada sentido. Fiquei mesmo fã. Outo exemplo é a gigantona avenida Puławska, que aqui há uns 2 anos esteve em obras para melhorar o piso. Durante algumas semanas tiveram de fechar parte da rua, o que foi um bocado chato. Mas atenção, digo "durante algumas semanas", não digo meses, semestres, anos. Agora estão a construir uma estrada nova, não sei bem se será prolongamento da Wilanowska ou da Sobieskiego (de qualquer forma é em Wilanów), e da forma como já vejo os trabalhos, cheira-me que daqui a umas semanas (vá lá, um mês, mês e meio) já vamos ter trânsito a passar ali.
Acho que foi a Vanessa uma vez que disse que se o tunel do Marquês fosse construído cá na Polónia, tinha estado pronto muito mais rapidamente. Agora percebo o espanto do Stas sempre que vamos a Lisboa e vê que as obras do metro no Saldanha ainda não acabaram.

3 comentários:

MCF disse...

Mas olha que este ano devem acabar essas obras que agora até fecham a linha de metro ao fim-de-semana para andar mais rápido... :)
E... não tem nada a ver com o facto deste ano haver eleições! Nada mesmo.

E as nossas obras aposto que para além de demorarem o dobro do tempo também custam o dobro do dinheiro!

PM Misha disse...

eu passo todos as semanas algumas 3 ou 4 vezes por esse cruzamento. estão a melhorar o cruzamento da wilanowska com a sobieskiego por causa dos engarrafamentos que causava. acho q tb vão alargar a wilanowska até à dolina sluzewiecka.

e tens razão qt à rapidez das obras públicas, eu morei mesmo junto ao metro wilanowska e as obras da pulawska foram (bem) feitas num ápice.

Ryan disse...

Sorte a vossa ai em Varsovia... Acho que este pais e feito a duas velocidades. Na capital anda tudo rapido mas na provincia nao se ve nada disso. Pelo menos as obras continuam a durar tempo e passados uns meses voltou tudo ao normal... toca a arranjar de novo.