sexta-feira, 26 de junho de 2009

A palavra de ordem: instabilidade

Se há coisa que não se consegue prever na Polónia é o estado do tempo. Quando alguém vem para estes lados e pergunta que roupa há de levar, a resposta invariavelmente é: De tudo um pouco! Esta Primavera/Verão está a ser completamente de loucos! Um dia sol, no dia seguinte chuva; ou então no mesmo dia calor e frio. Nos últimos tempos já me aconteceu várias vezes vestir-me quente de mais e fresca demais para os dias que estavam. As temperaturas têm oscilado entre os 8ºC e os 30ºC. E a chuva!... Nem se fala... Já não há o perigo de eu deixar morrer as minhas plantas novas na varanda; elas de qualquer maneira têm sucumbido lentamente graças aos recentes dilúvios.
Mas há uma coisa que me irrita solenemente: sempre que há um diazito bom de sol e calor, quando à tarde me preparo para ir passear com a T., surgem umas nuvens escuríssimas (às vezes quase parece noite) e - claro - pouco tempo depois ou começa a soprar um vento super desagradável, ou começa a chover torrencialmente (ou então as duas coisas juntas). Já não há paciência!... Só espero que durante as nossas ricas férias em Portugal o tempo esteja minimamente bom. Senão, acabou-se a esperança de ter, pelo menos, uns diazitos de Verão este ano.

3 comentários:

Unknown disse...

OI estava navegando na net e me deparei com seu blog, primeiro parabene pela nascimento de sua sobrinha, gostaria de lhe pergundar uma coisa estou indo para vasorvia por agora e queria saber como e o clima ai e o que tem de legal paar se fazer? é necessario comprar agasalho nesta epoca? e existe boas coisas a se comprar ai?

grato meu mail e
saulbernfeld@hotmail.com

Rui Vilela disse...

Na Polónia. Junho é o mês mais chuvoso do ano.

mvs disse...

Olá
Em relação ao clima em Varsóvia nesta época do ano, o meu conselho é trazer um bocadinho de tudo! Isto é, tanto pode estar muito calor, como frio. Claro que se tiveres problemas com a roupa que trouxeste, facilmente compras alguma coisa aqui. Sobre o que há de interessante para se fazer aqui, há muita coisa, sobretudo sítios para se visitar. Coisas boas para se comprar, depende muito dos gostos! Mas eu diria que sim.