segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Churrascadas

Os meses quentes são para os polacos meses de churrasco. Ok, na realidade eles fazem-se durante todo o ano, mas é nesta altura que damos por nós de churrasco em churrasco. São sempre uma delícia, apesar de diferentes dos a que estou habituada em Portugal. Para já, esqueçam as sardinhadas (felizmente para mim, que não sou fã de sardinhas). A iguaria dominante é a salsicha. Obviamente não falo das salsichas tipo Isidoro, mas salsichas a sério. Os polacos costumam acompanhá-las com pão, mostarda, ketchup ou outro molho do estilo. Para além disto fazem também febras, espetadas e outras coisas do tipo. Há uma de que não gosto muito. É uma espécie de morcela, mas feita com kasza, um cereal muito típico por estes lados. O único motivo pelo qual não me sabe tão bem como uma morcela é precisamente ter no meio essa kasza.
Para além dos churrascos, costumam fazer também fogueiras. Percebo bem porquê, pois à noite a temperatura costuma arrefecer bastante e sabe muito bem ficar sentadinho em frente à fogueira.
Este ano aquilo que me está a faltar no verão polaco é não ir passar uns dias à Mazúria, aos lagos. Talvez para o ano consigamos. Agora o próximo destino é mesmo o Mar Báltico e depois o Oceano Atlântico.

Sem comentários: