quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Séc. XVII: Jan Kazimierz em Portugal?

No sábado recebi um sms de alguém a dizer-me que na Antena 2 estava a dar um programa sobre música polaca. Já não era a primeira vez que recebia um sms daqueles, mas da outra vez não tinha tido oportunidade de ouvir. Desta vez, através da internet ligámos a Antena 2 e ouvimos. Ao que parece, é um ciclo de programas sobre a música polaca ao longo dos séculos. Neste programa que ouvimos particularmente interessante foi uma referência que fizeram ao rei polaco Jan Kazimierz. O Staś quando ouviu também ficou surpreendido, porque não sabia aquilo.
Jan Kazimierz viveu entre 1609 e 1675, época em que Portugal passou do domínio dos Filipes espanhóis à independência. Antes de ser rei, Jan Kazimierz teve um percurso um pouco atribulado. Entre algumas peripécias, em 1638 viajou até Espanha, pois preparava-se para aceitar o cargo de vice-rei de Portugal. Porque motivo nunca ouvimos falar dele? Porque os seus planos sairam furados e acabou por nunca o ser. Durante a viagem foi preso em França pelo cardeal Richelieu, acusado de ser um espião espanhol. Quase dois anos depois foi libertado graças à intervenção de um deputado do Sejm polaco e já não foi para Espanha (até porque entretanto o panorama em Portugal tinha-se alterado). Ou seja, por pouco ainda tínhamos um vice-rei polaco em Portugal!
A ver se no próximo sábado consigo ouvir novamente o programa para descobrir mais coisas interessantes.

2 comentários:

Anónimo disse...

sejam vocês os polacos a vir conquistar Portugal !!

Anónimo disse...

Vivó Cardeal Richelião que prendeu, e muito bem, o espião que veio do frio e para lá voltou!!! É uma curiosidade assaz interessante mas.... cada macaco no seu galho!