terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Neve, neve e mais neve!

De facto, neste momento na Polónia só se vê é neve. As temperaturas subiram e ficaram propícias a nevões. Nos últimos tempos já fiquei com o carro preso na neve algumas vezes, mas felizmente com algum jeitinho consegui sempre sair dessas situações. Também já experimentei a sensação pouco simpática de os travões não funcionarem tão bem como antes, mas graças a Deus sem consequências graves. Há pilhas de neve mais altas do que eu e há sítios por onde já nem me atrevo a passar, a não ser que queira encher a roupa toda de neve. O reverso da medalha é que temos direito a um Inverno branquinho, o que dá mais alento do que o Inverno cinzentão de quando não há neve. Giro, giro, foi ter visto o Vístula congelado! Olhava-se para ele e era uma massa branca de uma ponta à outra. Depois derreteu e voltou a ver-se a água, mas no domingo quando passámos a ponte estava tudo branco outra vez.

A vista de uma das pontes sobre o Vístula.

Uma estrada fora de Varsóvia no Domingo de manhã.

Um grupo de pessoas a andar em trenós puxados por um tractor, brincadeira típica no campo.

7 comentários:

Anónimo disse...

antes brancura que negrura. Isto por cá está muito escuro, a começar pela política e a acabar no tempo...

Anónimo disse...

Aliás na previsão do tempo deste blog fala-se de tempo dreary que quer dizer deprimente!!

Anónimo disse...

embora o dreary se aplique na circunstância mais a Lisboa, claro que falo no sentido politico do termo!!

Jibóia Cega disse...

Que giro este blog. Sabia de portugueses na Polónia a trabalhar para a Jerónimo Martins mas que voltam passado uns tempos. Nunca tinha "sabido" de alguém português que mora em Varsóvia há tanto tempo. Porquê?

Margarida Elias disse...

Pois é: mais vale branco que cinzento. Por aqui branco, só mesmo em dias de nevoeiro. Como gostava de estar (com o Gonçalo, o Tiago e a Teresa) a andar de trenó! Muitos beijinhos e aproveita!

mvs disse...

Jibóia Cega: Por motivos do coração ;). É o que acontece quando se tem um marido polaco.

Margarida: Estão à vontade para nos vir visitar! E se não der neste Inverno, quem sabe no próximo...

Anónimo disse...

Bem caçada essa nova modalidade de trenó puxado por tractor!!!! Já experimentaste? Com renas é mais "comme il faut" mas se o Pai Natal as arremata todas para os seus serviços... esta é de facto uma solução bem gira!
Vejo que passou por aqui uma Jibóia Cega. É pena que seja cega mas ao menos assim não pode fazer mal a ninguém!!! Tem a sua piada, aparecer no meio de acontecimentos na neve, uma rastejante das selvas e tundras....
Sabem que há uns bolinhos, especialidade de Penacova chamados NEVADOS? É porque são todos branquinhos! Aposto que na Polska não há nenhum assim talqualmente! Verdade ou mentira?
Mas outros muito melhores, lá isso é verdade!

SAUDAÇÕES CALOROSAS E DOCES de Portuscale!