domingo, 28 de março de 2010

Retratos de Lublin

Sem grande tempo para escrever no blog, aproveito para deixar aqui fotos da nossa viagem a Lublin e Nałęczów no mês passado. Para já, são só fotos de Lublin.

Ao longe a vista do castelo de Lublin. Infelizmente não o conseguimos visitar por dentro, porque chegámos tarde demais. Fica para uma próxima visita.

A parte de baixo do passeio real, caminho que vai em direcção ao castelo.

Casas bonitas da parte antiga da cidade. No meio desta praça vêem-se os fundamentos de uma antiga igreja que existia aqui e os russos destruíram no séc. XIX.

Uma casa na parte velha.

Uma das portas da cidade. Diz que o interior desta torre está conservado no museu da cidade. Não o vimos.

Uma rua no centro.

A entrada do antigo cemitério judaico, que data de há vários séculos. Tem um ar velho e abandonado por dentro, não sei se haverá alguém que tome conta dele. Lublin está muito ligada aos judeus, ali existe uma enorme escola rabínica (ou lá como se chama) e há mesmo um percurso turístico ligado aos judeus, que passa por vários locais com eles relacionados.

O portão de entrada do campo de concentração de Majdanek, para onde foram deportados os judeus do gueto de Varsóvia. Nunca estive em nenhum campo de concentração e tenho pouca vontade de estar. Aqui chegámos tarde demais e já não houve tempo de entrar. O simples facto de estar perto desta porta e olhar para ali, ver o arame farpado, etc, já faz muita impressão. Deixa mesmo o coração pequenino.

Mas, para não terminar com uma imagem triste, fica a promessa de em breve colocar aqui fotos de Nałęczów.

2 comentários:

Anónimo disse...

A época não me parece a ideal para fazer turismo, mas de qualquer modo a cidade parece muito bonita.

mvs disse...

Sim, de facto estava muito frio para se passear na rua. Mas mesmo assim valeu a pena.