quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

As Salas de Brincadeiras

Um fenómeno que se desenvolveu muito cá nos últimos anos são as salas de brincadeiras. Em Portugal sei que também são populares os locais onde se podem fazer festas de anos. As salas de brincadeira servem para isso, mas essa não é a sua função principal.
Daquilo que já observei, há dois formatos: a sala de brincadeiras assim chamada, onde há escorregas, piscinas com bolas e mil e uma coisas onde as crianças se podem pendurar, saltar e brincar, que adicionalmente pode ter uma zona para os pais com pastelaria; os cafés com zona de brincadeiras, que são primariamente cafés, mas que têm uma área onde as crianças podem estar a brincar sem chatear ninguém (enquanto os pais tomam alguma coisa e aproveitam para ler, conversar ou mesmo trabalhar - hoje em dia em toda a parte já há wi-fi). Para além disto, nas salas de brincadeira cada criança paga pela entrada, enquanto que nos cafés paga-se apenas o que se consome (porque são, de facto, cafés). Estes dois tipos de espaço podem alugar-se para qualquer tipo de evento.
A vantagem das salas de brincadeiras é que, quando está frio e não dá para ir ao parque infantil (que os há aos magotes aqui em Varsóvia), as crianças podem brincar lá à vontade. Para além disso, a maioria delas organiza actividades, como festas temáticas, workshops ou até mesmo aulas de desenvolvimento geral para crianças que ainda não andam na escola/jardim infantil. No Outono comecei a ir com a Teresa a umas aulas destas e estamos a adorar. Estas onde vamos demoram uma hora e no fim temos ainda uma hora grátis para estar lá a brincar. Mas, sobre estas aulas, falarei noutro dia. Posso apenas dizer que, desde que começámos a lá ir, a Teresa tem aprendido muita coisa e sobretudo tem-se desenvolvido muito na questão da língua.




Fotos da "nossa" sala de brincadeiras aqui.

2 comentários:

Margarida Elias disse...

Que interessante. Gostava que essas salas existissem por aqui (as dos cafés e as com actividades). Pelo menos em Torres só há salas com escorregas, mas que quase não têm nada de jeito para os pais fazerem. Apostam muito nas festas de aniversário e cobram couro e cabelo...

mvs disse...

Estas em que se tem de pagar para entrar é chato (felizmente só pagam as crianças), mas mesmo assim não é muito. As dos cafés são mais práticas, porque podemos juntar o útil ao agradável. Há uma aqui perto de nós que tem umas tostas mto boas com tomate, mozzarela e rúcula, então às vezes quando me apetece mimar-me, vou lá lanchar com a Teresa. À outra sempre que vamos, eu levo um farnelzinho para as duas.
Ah, e nos cafés há a vantagem de metade do menu ser próprio para crianças, com comidas que vão desde papas, a purés de fruta e sandwiches. Agora festas de anos, sim, imagino que sejam uma roubalheira... ainda por cima o tempo é mto bem contado...