segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Regresso

Ontem fiquei a saber que há mais gente do que eu pensava a conhecer este blog. Será que com isto me vou incentivar a regressar à escrita na blogosfera? Quem sabe...

Janeiro está quase a chegar ao fim e posso apenas referi algumas coisas:
- Foi o mês de Janeiro mais quente que alguma vez apanhei na Polónia. Houve vários dias com temperaturas iguais às de Lisboa, em que já andávamos com menos roupa em cima. Ironicamente, foram os piores dias do mês, pois na sequência destes ficámos todos constipados (e daquilo que pude observar, não fomos os únicos...). Felizmente já voltaram as temperaturas negativas, ainda que rondem os zero graus, e com estas a neve.


(fotos de hoje)

- A Teresa está cada vez mais bilingue, o que é muito giro. Hoje disse pela primeira vez (e muito bem proncunciada) a palavra "óculos". Desde que aprendeu a falar que dizia sempre a versão polaca, okulary, porque sim. Até nós quando falávamos com ela dizíamos instintivamente "okulaly" (como ela dizia). Hoje disse uma frase em português e à primeira usou "okulary", mas depois percebeu que aquela palavra não ficava me naquele contexto e mudou para "óculos". Depois repetiu a mesma frase com "óculos" para ver que tal soava. Nos últimos tempos tem começado a distinguir mais uma e outra língua e a misturaá-las cada vez menos. Para isto acho que têm ajudado muito as aulas onde temos ido uma vez por semana desde há vários meses. Mas disso falarei noutro post.

2 comentários:

tariza disse...

Eu senti a sua falta ! Comecei a ler seu blog por ter pesquisado a palavra Grunwald (meu sobrenome de casada) e achei você. Gostei do texto, depois você sumiu. Seja bem vinda !
Um abraço

Margarida Elias disse...

Que iñteressante! Grande Teresa!!!