quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Perguntas que não lembram a ninguém (ou pelo menos não deviam)

Volta e meia deparo-me com pessoas que me fazem perguntas que considero verdadeiramente... parvas! Não faço ideia o que elas pensam, mas a verdade é que me irrito sempre um bocado por achá-las tão absurdas (provavelmente quem as faz não acha, mas enfim). Eis alguns exemplos:

- Ah, mas a tua filha sabe falar português?? (os dois pontos de interrogação servem para dar uma ideia do tom de surpresa da pessoa que fala)
- Mas tu falas com eles (os filhos) em português??
- O quê? A T. também tem nacionalidade portuguesa??
- E o teu marido também sabe falar português??

E a cereja em cima do bolo, o diálogo que tive há dias com uma pessoa nossa conhecida:

(a conversa decorria com normalidade sobre o desenvolvimento da T. e chegou à questão da linguagem. Nesse momento eu referi qualquer coisa que deu a entender que eu falava com ela português)
- Você fala com ela em português?
- Sim.
- Mas porquê?
(pequena pausa eu que eu olho para o meu interlocutor, tentando perceber se ele por acaso se esqueceu de quem eu sou)
- Então, porque eu sou portuguesa!
- Sim, eu sei, mas você fala tão bem polaco... (e já não sei se ele disse mesmo ou se só ficou no ar a pergunta "para que é que há-de falar com ela em português?")

Ou seja, acho que por muitos anos que passem nunca vou deixar de me surpreender com as perguntas que me fazem...

Sem comentários: