domingo, 9 de junho de 2013

Relação amor-ódio com o sol

Depois do austero Inverno polaco, o anseio pela chegada dos dias quentes é grande. Este ano isso foi particularmente notório: até os polacos se queixavam que nunca mais chegava a Primavera! Para mim, o facto de já poder sair de casa sem sobretudo ou kispo já é muito bom. Mas os dias grande... os dias grandes têm o seu charme. São os dias mais agradáveis do ano. Sol, sol e mais sol. Para tirar a barriga de misérias. Adoro estes dias, mas ao mesmo dia detesto-os. Parece incrível, mas se os dia pudessem ser um pouquinho mais curtos seria melhor. Passo a explicar.

Nesta altura do ano, às 4 da manhã já é dia. Dia com luz forte do sol a entrar pela janela. Não haveria problema nenhum se os polacos tivessem o hábito de pôr estores ou portadas de madeira nas janelas. Só que infelizmente não têm. Todos os anos passo por uma crise nestes dias em que faço grandes planos para mudar as cortinas dos quartos e pôr umas que tapem completamente o sol. No ano passado tirei medidas das janelas e tudo. Infelizmente as ideias nunca passam disso mesmo. Mas este ano vai ser diferente! Uma amiga nossa arquitecta já esteve a ver as janelas (porque elas têm uma particularidade que não deixa pôr certo tipo de persianas) e arranjou-nos uma solução! Só falta encomendar, aplicar e... dormir!!! Sim, porque hoje por exemplo estou a pé desde as 6 e não foi por causa de nenhuma criança chorar...

Entretanto, para as crianças os dias grandes também têm uma certa piada. Passam as tardes a brincar nos parques infantis, a andar de bicicleta, trotinete, patins, seja lá o que for, até ficar tarde. Não digo até ficar escuro, porque isso é outro problema. Se no Inverno quando a T. saía do infantário pouco depois das 15 já era quase noite, agora a dificuldade é convencê-la a vir para casa, a fazer o ritual de fim de dia (banho-jantar-cama), porque para ela ainda não são horas de ir para a cama. "Mas ainda é dia!", é a resposta que mais tenho ouvido nas últimas semanas. O que vale é que de noite (ou devo dizer de dia também, porque de madrugada é dia!) eles dormem bem e não acordam a achar que já são horas.

Sem comentários: