Uma das grandes invenções do último ano foi o sistema municipal de aluguer de bicicletas de Varsóvia, chamado Veturilo. Veturilo é uma palavra em esperanto (língua inventada por um polaco) e que significa meio de transporte. Esta ideia começou no Verão do ano passado e basicamente consiste em dezenas de pontos de aluguer de bicicletas em toda a cidade, sendo que podemos alugar num lado e deixar noutro. O Veturilo está integrado na rede de transportes públicos da cidade e é considerado isso mesmo: um transporte público. Para andar, temos de nos registar na
página da internet e pagar uma caução. Depois, se andarmos até 20 minutos, não pagamos nada. Se andarmos entre 20min e 1h pagamos 1zl e a partir daí vai aumentando a pouco e pouco. Ah, e é tudo self-service.
(Mapa dos pontos de bicicletas no centro de Varsóvia)
No ano passado, quando começou, havia ainda poucos pontos de bicicletas, mas agora, desde que começou a época (de Março a Novembro) apareceram já imensos. Normalmente estão junto às estações de metro, universidades, zonas comerciais e em todos os locais onde costuma haver aglomerados de pessoas (piscinas, pavilhões, zonas de escritórios, etc.). Para além disso, há também no meio de bairros habitacionais normais.
Pessoalmente acho a ideia giríssima. Se tivessem cadeira para bebés, de certeza que já tinha usado. Quando ando na rua farto-me de ver pessoas nessas bicicletas, sobretudo estudantes. É muito prático, faz-nos poupar tempo de deslocação e é bastante agradável. Só é chato depender muito do tempo, o que na Polónia é arriscado. Este ano, por exemplo, o Inverno foi prolongado, por isso teve de abrir mais tarde. Agora, nas últimas semanas, temos trovoada atrás de trovoada, com cargas de água monumentais, o que também inviabiliza a utilização destas bicicletas. De qualquer maneira, quando está bom tempo, vale a pena aproveitar.
Sem comentários:
Enviar um comentário