quinta-feira, 24 de maio de 2007

Wilanów

Reconhecem esta foto? Há uns meses publiquei uma muito parecida aqui neste blog. A diferença é que a anterior foi tirada num dia de chuva e esta num dia de muito sol. Foi um dos primeiros dias quentes aqui. Felizmente desde este dia o calor tem-se mantido. Neste dia fomos passear nos jardins do palácio de Wilanów (diz que este nome pode ter vindo do latim Villa Nova, mas... quem sabe!). São uns jardins muito bonitos e agradáveis. Só é chato que se tem de pagar para entrar. É um sítio tipicamente turístico, mas giro. Neste dia estava cheio de gente a passear, como aliás em todos estes dias em que está calor. É ver gente aos magotes em tudo quanto é jardim, parque, espaço verde, etc. E as bicicletas, nem contá-las! É impossível! Bem, o mais ridículo foi ver - não em Wilanów, atenção! - pessoas de fato de banho ou outros trajes menores a apanhar sol... Sem comentários! Ah, e para além disto comecei a perceber que os polacos são mesmo fãs de solários. Já há muito tempo que tinha reparado que não há instituto de beleza que não tenha solarium. Um exagero, mesmo. Bem, mas nunca dei grande importância a isto. Agora, quando começo a ver no metro, na rua, etc, pessoas (sobretudo mulheres) polaquíssimas e morenaças, não enganam ninguém!! Aquilo é uma overdose de solarium! Indescritível!
Mudando de tema, este fim de semana estivemos numas termas a sul de Varsóvia. Um sítio muito interessante. É a terra dos ricalhaços, com grandes casarões e tal. Nesse dia em que lá fomos havia uma espécie de festa, sabe-se lá de quê. No meio de um parque estava uma pequena orquestra a tocar música e à frente deles um estrado grande de madeira onde as pessoas podiam dançar. Já comentei aqui a relação dos polacos com a dança? Pois aqui, quem não sabe dançar, não é nada (ok, se calhar exagerei um bocadinho, mas é mais ou menos isto). Homem que é homem deve saber dançar bem! Então ali era ver os parzinhos todos, sobretudo gente já idosa, a dançar na maior descontração, por entre o verde verdíssimo que se vê nesta altura do ano em toda a parte. Até era agradável estar a passear por ali e ir ouvindo a banda a tocar. As termas ficavam ali perto. Nós fomos a um sítio ao ar livre onde eram lançados uns vapores de água salgada (ou lá o que era) que fazem muito bem sobretudo ao aparelho respiratório (a outras coisas também, mas sinceramente já não me lembro...). Lá havia uns banquinhos para quem quisesse ficar ali a ler, a conversar, a dormir, sei lá. Havia várias famílias com criancinhas, pessoas mais velhas, algumas pessoas com deficiência, tudo para respirar aquele ar tão puro. O sítio tem piada, porque está envolto por uns grandes muros de madeira cheios de ramos secos de árvore que fazem qualquer coisa àquele ar, tipo, devem concentrá-lo mais ou algo do estilo. Como já disse, não percebo nada destas coisas, por isso não sei explicar. Mas é muito giro, vale a pena visitar. Só não tenho é fotos de lá (alguém há-de ter, mas não eu. Vou ver se peço). As fotos que aparecem neste post são todas de Wilanów.
Entretanto, um pormenor engraçado. Ultimamente tem-me acontecido ir na rua e de repente ver alguém que me parece conhecido - alguém português, entenda-se. Só ao fim de uns segudos os meus neurónios se decidem lembrar que estou em Varsóvia e a probabilidade de ver essas pessoas no meio da rua nos sítios por onde passo (que não são propriamente muito turísticos) é de 0,001%. Nesta altura caio na real e percebo que claro que não é essa pessoa. Com isto chego à conclusão que já me estou a habituar tanto a estar aqui que até já acho que vejo gente conhecida na rua (ou isto, ou estou a ficar doente).
Por último, deixo aqui esta foto de um leão tirada também em Wilanów (esqueci-me de dizer que nenhuma das fotos foi tirada por mim, são todas da autoria do Jarek). Uma saudação ao grande Sporting, que afinal lá se safou bem melhor do que eu pensava. Confesso que no princípio da época pensei que este ano o Sporting não ia chegar a lado nenhum. Afinal, esteve bem perto de conseguir o título. Não conseguiu, mas conseguiu o 2º lugar que também é muito bom, conseguiu boas classificações e conseguiu entrada directa na Champions. Viva nós!!

6 comentários:

MCF disse...

Ia comentar mas depois vi o leão e o sporting e perdi a vontade... :)

Anónimo disse...

Ora viva,

Eu, contrariamente ao MCF, nao tenho complexos de caracter desportivo e comento o post para fazer uma pergunta de cariz pratico.

Estou em Varsovia ate sexta dia 1 de Junho e queria saber se por acaso nao me podes indicar uma loja onde ir comprar Bacalhau. Queria fazer um jantar aos meus anfitrioes e claro esta impoem-se os bolinhos de bacalhau com arroz de tomate... ;-)

Fabricio Santos

PS. O meu email esta no fundo da minha pagina ao clicar no meu nome.

Anónimo disse...

Ja agora, esta abundancia de balcoes do Millenium BCP e centros comerciais a la Colombo ou Norte Shoping esta decididamente a causar-me alguns arrepios... :-) Como que um certo deja vu...

Bibo capitalismo car*go!!!

-fs

mvs disse...

Ola Fabricio
Sim, os Millennium e centros comerciais sao mesmo um grande exagero... O capitalismo entrou mesmo em forca depois da abertura deles ao ocidente.
Quanto ao bacalhau, lamento, mas na Polonia so se encontra bacalhau fresco. Aquele que comemos (ou comem alguns, ja que eu e o bacalhau nao nos damos muito bem...) em Portugal aqui nao se encontra. Em qualquer supermercado e peixaria penso que e' possivel comprar-se dorsz (o dito bacalhau), mas fresco. Espero ter servido de alguma ajuda.
Continuacao de boa estadia em Varsovia!

Anónimo disse...

Em Portugal não há Fabricios. Como foi parar aí um à procura de bacalhau?
Acho q este blog devia ser um pouco + private...
Detestas bacalhau e ainda por cima atendes um desconhecido!!! Discordo...

SUGRU

Anónimo disse...

Lindo Leão com uma cabeleira igual à do Marquês de Pombal.
Hélas... vou já ali à Rotunda para ver se é o de cá que foi desterrado para aí, ou se é algum parente.
Ia perguntar se há águias por aí.... e eis senão quando.... plim plim acendeu alampadinha do Prof. Pardal, a Bandeira da Polska tem um animal desses por cima, ainda por cima com coroa!!!
Ao fim e ao cabo tanto leões como águias são carnívoros... prefiro animais herbívoros... é mais seguro

Fabricia Santas