sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Um simples frasco de mel

No sábado passado fomos às compras a um bazar, como lhes chamam os polacos, um mercado que me lembrava a feira do Carregal (só faltavam lá os pintos e frangos). Tinha montes de fruta e verduras com ar óptimo e mais baratas (algumas) que nos supermercados. Achei interessante ver lá bancadas com diferentes tipos de cogumelos. Há muita gente que costuma ir para os bosques apanhá-los. Só que é preciso conhecê-los bem, para não trazer para casa cogumelos venenosos. Já ouvi várias histórias sobre pessoas que foram apanhar cogumelos, umas engraçadas, outras nem por isso.
A certa altura, parámos junto de um senhor para lhe comprar umas pêras que tinham óptimo aspecto. Quando estávamos quase a ser atendidos, lembrei-me de pedir também mel, pois o senhor também o vendia. Depois de ter estado horrivelmente constipada em Lisboa e de ter ficado fã do leitinho com mel (que afinal não era mel, mas isso é uma longa história), pensei que se calhar seria bom ter mel em casa, para o caso de ser preciso. Neste momento, o Stas vira-se para mim e pergunta: "Que tipo de mel queres?". Eis que me dá um bloqueio. Na minha ignorância (talvez por nunca ter gostado de mel) jamais soube que existiam diferentes tipos de mel. Olho para o chão e vejo imensos frascos de mel que, afinal, eram diferentes uns dos outros! E agora? Sei lá eu que tipo de mel quero! Para mim é tudo a mesma coisa! Salvou-me um senhor que estava atrás de nós à espera de ser atendido e lá explicou que, se calhar, para o que queríamos era melhor um mel mais líquido e recomendou mel lipowy.
Depois de regressarmos, ouvi uma grande história sobre o mel. Diz então que na Polónia há uma grande tradição de apicultura, já muuuuuito antiga. Os apicultores instalam-se perto de certo tipo de vegetação e assim as abelhas vão produzindo diferentes tipo de mel. Parece que é a abelha-mestra que indica às outras que tipo de pólen elas têm de recolher. Agora, como é que a abelha-mestra se entende com o apicultor, isso já não sei. O que sei é que existem vários tipos de mel, de acordo com os diferentes tipos de pólen. O mel lipowy, que nós comprámos, é mel de tília. Vi que também existe mel de acácia, de framboesa (imagina!) e de outras coisas cujos nomes não consigo entender.

3 comentários:

Margarida Elias disse...

Em Portugal também há mel de várias qualidades consoante a planta que produz o polen. Aqui no Oeste é comum o de eucalipto. De tília nunca ouvi falar. É bom?

mvs disse...

Acho que sim. Mas eu não sou boa pessoa para comparar o sabor do mel... Pelo menos este sabe-me igual a qualquer outro mel. Bem, mas tendo em conta que eu não sabia que podiam existir diferentes tipos...

Anónimo disse...

cá há muito, de rosmaninho, de alecrim, etc etc etc