terça-feira, 10 de março de 2009

Fim-de-semana nas montanhas

Ia escrever no título deste post "fim-de-semana na neve", mas achei que era melhor mudar, porque fins-de-semana na neve já passei vários este ano em Varsóvia. O que queria mesmo dizer é que no fim-de-semana passado fomos para as montanhas. Numa viagem assim meio improvisada, saímos de Varsóvia na quinta-feira à tarde e regressámos no domingo à noite. Fomos até à região das Tatra, uma parte da enorme cordilheira dos Cárpatos. Ficámos alojados numa casa própria para receber turistas. Na Polónia é comum haver pessoas com vivendas grandes que alugam quartos a turistas. Nas montanhas então, há destas casas aos mil. A casa onde ficámos era deste estilo, vivia lá um casal com dois filhos. Os nossos quartos e os deles eram em zonas separadas, mas partilhávamos a sala de jantar e a cozinha. O mais interessante desta casa era que para se chegar lá era necessário subir uma montanha por um caminhozito estreito. Na noite em que chegámos estavam 5ºC. Nesse dia, a neve tinha começado a derreter e a escorrer por esse tal caminho. Pusemos correntes nas rodas do carro e ainda tentámos subir, mas o caminho estava mesmo muito mau e até as próprias correntes se partiram. Teve de vir o nosso anfitrião buscar-nos de jipe, porque de outra forma passaríamos a noite dentro do carro. Nos outros dias, entretanto a temperatura desceu e nevou bastante, pelo que o caminho ficou melhor para conseguirmos andar nele (e comprámos também correntes novas para o carro, claro).
Na sexta-feira fomos até Zakopane para fazer ski. Estivemos na pista de Nosal, onde me aventurei pela primeira vez neste belo desporto. Depois de umas quedas um pouco aparatosas (felizmente só mesmo aparatosas e não dolorosas) e de até ter ido parar à pista do lado, lá me consegui aguentar e divertir um bocado com aquilo. O pior é que nesse dia a temperatura ainda estava um bocado alta e estava a chover. Conclusão: quando saí dali, estava ensopada. Por sorte, a roupa de ski não deixa entrar água.
No sábado voltámos às pistas, desta vez em Białka Tatrzańska. Nesta tínhamos já estado no ano passado com o Hugo e de facto parecem-me melhores. Białka e Bukowina são duas vilas vizinhas muito bonitas, com casas de madeira giríssimas. Gosto mais delas do que de Zakopane, por serem mais tranquilas e mais tradicionais. Em Białka caí na asneira de ter ido para uma pista azul, achando que era uma verde. Claro está que na primeira descida fui ao chão várias vezes (muitas delas eu própria é que me atirava, porque achava que não ía conseguir travar). Foi chato que como a neve tinha começado a derreter na véspera, em alguns sítios havia gelo na pista, o que não era nada bom. Neste dia já não choveu, mas nevou.
No domingo ainda pensámos ir fazer mais um bocado de ski, mas como durante a noite caiu um nevão brutal (o nosso carro tinha uns 30cm de neve em cima), não conseguimos sair de casa com tempo suficiente para isso.
Apesar de não termos conseguido aproveitar o tempo como queríamos, foi um fim-de-semana bom. Adoro neve e tenho imensa pena que em Varsóvia já só haja chuva. Claro que mal posso esperar pela Primavera, mas a neve é sempre algo especial. Assim deu para aproveitar ainda um bocado deste fim de Inverno nas montanhas. Para o ano espero voltar, mas para uma semana de férias.

Sem comentários: