sexta-feira, 31 de julho de 2009

Mistura de cores

Ontem fomos à piscina. Nos últimos tempos temos ido algumas vezes, porque arranjámos no Allegro um cartão de acesso por um preço muito bom. A Teresa também tem ido connosco. Ao princípio tinha medo, depois começou a relaxar e agora adooooora. Ontem fui com ela para a piscina das crianças e estava lá uma menina asiática. Cabelo muito escuro, pele morena de quem devia ter estado na praia e feições completamente "chinesas". À espera dela estava uma senhora polaquíssima, loirinha e branca como o leite. "A baby-sitter", pensei, ou algo do estilo. Passado um bocado, reparo que a menina está a falar polaco e dirige-se à senhora chamando-a "mãe". Olhei outra vez para elas e fiquei completamente de boca aberta! Mais tarde apareceu o pai e era mais que óbvio que a criança tinha saído 100% a ele (ok, menos no sexo!). Que impressão me fez ver uma polaquinha super polaca com uma filha que não tinha nada - mesmo nada - a ver com ela! Passado um bocado elas foram embora e vieram duas crianças pretinhas. Com elas veio outra senhora, também polaca e branquelas (mas ruiva). Não faltou muito até ouvir as crianças chamarem-lhe "mãe". Olhei à volta a tentar adivinhar quem seria o pai e não foi difícil. Confesso que fiquei meio baralhada ao ver estas famílias mistas. Claro que também nós somos uma família multi-nacional, por assim dizer. Mas a raça não difere muito uma da outra. Lembro-me bem que quando a Teresa nasceu e vi que tinha olhos azuis, isso me fez bastante confusão. Jamais pensei ter uma filha de olhos azuis e ao princípio foi estranhíssimo. Sempre estive habituada a ver bebés de olhos escuros. Agora, claro, já acho normal, e também vejo que ela tem outras coisas parecidas comigo. Nem quero pensar no que seria ter filhos tão diferentes de mim como aquelas duas mulheres têm. Absolutamente surreal.

3 comentários:

Anónimo disse...

Ó minha rica prima, olha bem para os meus filhos e para mim! Dão-se alvíssaras a quem encontrar semelhanças... e os pais são "uninacionais"! E quanto aos olhos azuis... de facto é muito estranho!
bj

Anónimo disse...

Boas noites!!!
Pode parecer inesperado um sujeito anónimo, desconhecido, vir até aqui escrever algumas palavras, mas, estive 14 dias na Polonia e tambem gostava de deixar aqui o meu testemunho!

Para mim um país muito interessante. Fazendo uma comparação entre aquilo que foi o passado e o actual presente, pude observar que entre muitas cervejas, vodkas e outras que tal, a polonia e especialmente Varsóvia, souberam reconstruir e recomeçar um país que de entre regimes nazis, bombardeamentos e totalitarismos comunistas, soube erguer-se e dar uma grande lição de civismo e seguir em frente sempre a passaos largos para o futuro. Também estive na chamada Toca do Lobo, local escondido no meio da floresta cerrada, onde hitler muitas vezes terá andado a comandar os avanços e recuos das tropas. A par disso andei por Augustow, uma pacata cidade situada no norte da Polonia com uma fantastica pousada a beira rio bem como percursos de canoagem por entre os prados e campos que por ali abundam terminando num dos belos lagos que ali podemos encontrar!!!

Aqui fica um pequeno testemunho das mil e uma aventuras que tive ao longo da minha estadia na qual foram somente dois portugueses aqueles que encontrámos....

Sem mais demora, desejo continuação de boa estadia por terra da vodka do buffalo!!!! :)

David

Anónimo disse...

Parabéns ao Davida! Começa com um simpático: boas noites!!! Pôs-me a pensar se na verdade só se lêem blogs à noite... E é capaz de ser mesmo... De dia há outras ocupações. Pois é. Deve ser bonito esse sítio Augustow. Aqui em Portugal temos, talvez vagamente parecido várias lagoas, como por exemplo a de Óbidów, isto é, a lagoa de Óbidos (foi só para os leitores polacos perceberem :).
Depois fico na curiosidade de saber se a bloguista já conseguiu olhar para os filhos do rico primo visto que se apresenta como primo anónimo! Será uma espécie de primo universal?
Toda a gente é meu irmão, toda a gente é meu primo, minha prima? E tia, também? Tio...? Talvez.. Interessante questão...
estas anonimidades levam-nos a refectir sobre questões de particular acuidade...

IM PRIMA