sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Como conservar alimentos frescos durante o Inverno - versão séc. XIX

Contou-me a minha sogra há dias como no passado os polacos conseguiam ter alimentos frescos no Inverno. Se hoje nos supermercados em qualquer época do ano podemos comprar laranjas, laranjas vermelhas, tangerinas, ananazes e outros que tais, nos passado não foi de todo assim.
No campo, as pessoas tinham uma técnica para guardar cenouras, batatas e outros legumes para comerem durante o tempo frio. Faziam uma espécie de arrecadação ao ar livre, coberta por uma camada muito espessa de terra (suficientemente espessa para os animais não chegarem lá, nem a neve queimar os alimentos). De cada vez que precisavam de comer, escavavam nesse monte de terra, tiravam o que necessitavam e voltavam a cobrir. Mesmo assim, a alimentação no Inverno era sempre um pouco deficiente. Para combater doenças várias, surgiram as técnicas de fermentação de couve, que se tornou numa rica fonte de vitamina C para os polacos. Para além disso fermentavam-se também outros alimentos, como o pepino. Estes alimentos ainda hoje fazem parte da dieta de cá. Há pessoas que fazem isto em casa e depois durante o Inverno têm para consumir. Eu, muito sinceramente, não gosto lá muito destes alimentos fermentados, pelo simples motivo de que são todos muito ácidos. A couve, em algumas situações já consigo comer, quando não tem sabor muito forte.
Um alimento que oucupa, ainda hoje, um lugar importante na dieta dos polacos são as batatas. Geralmente comem-se cozidas, apesar de haver ainda outras formas de as cozinhar (como panquecas ou como uma espécie de gnocchi, entre outras). Nós, em nossa casa, raramente comemos batatas, até porque para mim batata cozida é acompanhamento para peixe.

Cepeliny - uma espécie de pierogi, mas com a massa feita à base de batatas cozidas e cruas; recheado com carnes diversas e cozido em água quente.

2 comentários:

Margarida Elias disse...

Muito interessante. Gostei da ideia das panquecas de batata - acho que comi algo parecido em Praga.
O "prato" da fotografia também tem bom aspecto... É bom?
Cá em casa também comemos poucas batatas, mas isso é porque o Tiago e a Teresa só gostam de arroz.

mvs disse...

Sinceramente nunca comi, soube pela primeira vez que existe na 2ª feira... Comi outros parecidos, que são os pierogis, mas a massa não é feita de batata, é tipo massa de rissol, mas sem o panado. E esses são bons, sim.
Nós ao princípio comíamos muito arroz, agora é mais massa, por preguiça minha... :P