quinta-feira, 3 de março de 2011

Quarta-feira gorda??

Na Polónia, a Quinta-feira Gorda é um dia bem celebrado - e as barrigas que o digam!! É dia de comer pączki até cair para o lado. Por motivos diversos que nos impossibilitam de celebrar o dia de hoje, ontem fomos até casa de uns amigos "alarvar". Eu, a Teresa e mais umas amigas fomos primeiro para fazer pączki. Nunca na vida tinha feito, nem visto fazer. Devo dizer que não é tarefa fácil. Começámos por volta das 13h e os primeiros bolos estavam prontos para ser comidos por volta das 16h/17h... No total fizeram-se pouco mais de 40 pączki. E, claro, fartámo-nos de os comer. Hoje, que é o dia dos pączki por excelência, apesar de ainda termos alguns de ontem que trouxemos para casa, a vontade de os comer não é lá muita, tal a barrigada que apanhámos. Mas devo dizer que estes bolinhos caseiros e acabadinhos de fazer são uma delícia!
O defeito deles? Para mim só houve um e até bastante grande. É que foram fritos em... banha de porco!!!... Não vou comentar grande coisa isto, porque acho que não vale a pena, digo só que os polacos gostam muito de usar banha de porco em diferentes cozinhados.


5 comentários:

Margarida Elias disse...

E são bons? Estilo bola de Berlim? Aqui também já começou o Carnaval: os miúdos foram mascarados para a escola. Mas não há bolos...Bj!

mvs disse...

É tipo bola de Berlim, mas com recheio de doce/compota. Por acaso hoje fomos a uma entrevista numa escolinha para onde queremos que a Teresa vá em Setembro e a directora disse-nos que hoje no lanche os meninos iam comer disto! Disse também que já tinha havido um baile de máscaras - porque cá o Carnaval dura várias semanas e agora é que está a chegar ao fim. Talvez por isso não seja tão vivido como em Portugal.

Anónimo disse...

Cześć,
À procura de informação sobre Varsóvia, cidade que me pretendo mudar ainda este ano, deparei-me com este blogue. Vou ler os restantes artigos com mais calma para ter uma ideia mais abrangente do que Varsóvia tem para oferecer. Vou adicionar o seu blog aos meus links, espero que não veja mal nisso. Boa sorte e continua a boa escrita!

http://diariodegdansk.blogspot.com/

mvs disse...

Obrigada, Pedro. Espero que o meu blog seja de alguma ajuda.

CNN disse...

ha varios tipos de bola berlim polaca. e o pior e o de compota. ha com chocolate, com ovos, e ate com alcool que e o melho