terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

Pequeno balanço de um mês em Varsóvia

. Já começo a perceber um bocadinho mais de polaco. Mas só um bocadinho... Acho que as aulas começam a ter algum efeito. Mas também começam a tornar-se mais difíceis (nunca pensei que isso fosse possível, mas...)

. Os horários das refeições começam a ser mais normais. Já sobrevivo melhor sem morrer à fome. Também aprendi a fazer algumas comidas polacas e descobri que os polacos usam centenas de especiarias diferentes, a maioria nunca ouvi falar. Às vezes a mistura de umas dezenas delas até resulta bem. Mas nem sempre...

. Os dias já estão um bocado maiores. Quando tenho de me levantar cedo já não está aquele ar de noite e ao fim do dia também se começa a notar. Que alegria!

. Já nevou, as ruas estiveram brancas, depois parou, derreteu tudo, ficou tudo outra vez normal e neste momento estão a cair alguns flocos outra vez. As temperaturas estiveram negativas, agora andam no positivo outra vez e há imensas pessoas com gripes e constipações. Eu, felizmente, estive lá perto mas consegui fugir (ou vou conseguir fugir para Portugal).

. A lua aqui vê-se maior do que em Portugal. Estes dias em que esteve lua cheia era impressionante vê-la tão grande e tão perto. Muito bonito, mesmo. Estrelas, como é óbvio, ainda não vi nenhumas. Mas só a lua vale a pena. Agora, dizer lua em polaco é que já é um problema.

. Já me oriento melhor nas ruas, começo a conhecer alguns caminhos e estradas e agora, por motivos de força maior, tenho-me aventurado mais com o carro sozinha. Em algumas zonas já me sinto mais à vontade. Claro que me enganei algumas vezes em caminhos, mas assim fui aprendendo e agora já sei por onde devo ir.

. Consegui sobreviver duas semanas sem internet, a "alimentar-me" dela em casa alheia, a ter de escrever sem acentos. Praticamente não usava o computador em casa, o que me permitiu estudar mais polaco e ler alguma coisa.

. Vi televisão polaca, ouvi rádio polaca, olhei para jornais polacos (não posso dizer que li) e tive o azar de ir duas vezes ao cinema sem perceber grande coisa. Descobri que nesta altura do ano a maioria dos anúncios na televisão são a medicamentos para constipações e gripes. Vi também um bocado de um campeonato de saltos na neve (acho que é assim que se chama, nem sei...) que venceu o atleta/skiista/saltador???/ polaco. Por acaso foi giro.

. Vi um filme cuja acção se passa em parte em Varsóvia. Teve imensa piada ver sítios conhecidos, também alguns palácios que apareciam como sendo casas particulares noutros locais da Europa. O filme perde a magia toda, isso é verdade, e é um bocado mau. Mas por estas imagens de Varsóvia até foi engraçado vê-lo.

. Ao fim de um mês recebi uma proposta não oficial para dar aulas de português a uma turma de polacos e tenho uma entrevista de emprego marcada, apesar de ainda não ter começado a procurar trabalho.

Pode-se dizer que o balanço deste primeiro mês é positivo. Claro que tenho um bilião de saudades de Portugal, mas começo a achar que afinal até consigo sobreviver aqui.

5 comentários:

MCF disse...

É isso miúda... Mais uma que ganha asas e voa longe!!!

Os dias cá também se começam a alongar... Que bom! Que falta que o Verão faz!

Gosto de saber que, apesar da distância, conseguiste não perder essa capacidade de fazer más escolhas na bilheteira do cinema. Deixa lá que eu também não, tirando talvez o Scoop não há mais nada digno de ser referido.

Curiosa essa perspectiva da lua.

Uau! Propostas de emprego (ainda que não oficiais) sem nem procurar, ora aí está um sinal de economia em desenvolvimento.

Quanto ao resto até já, que daqui a pouco estamos frente-a-frente!

Anónimo disse...

depois de ler o teu relato temos mesmo que cantar aquela música do Rui Veloso:

NÃO HÁ Á Á Á... ESTRELAS NO CÉU É ÉU ESTRELAS NO CÉU É ÉU É ÉU... ESTRELAS NO CÉU.

Contagem descrescentissima.
À tua espera,

Ovo "ESTRELADO"

Anónimo disse...

Ah... por favor na tua fuga não tragas a gripe daí... please

Salud

Anónimo disse...

Ó lua que vais tão alta
redonda como um tamanco
Stas trás cá a escada
que num chego lá cum banco!!!

Ó lua que vais tão alta
redonda como um chinelo
Stas trás-me uma herbata
enquanto eu a contempélo!!!

BUUU CHACHA

mvs disse...

Do teu filho colherás o doce fruto,
Ai meu Deus como ele é bruto,
Ai meu Deus como ele é bruto!