segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Fim de semana compactado

Este fim-de-semana resolvemos pôr-nos nos carro e ir até uma das pontas da Polónia e ver mar. Para não fazermos a viagem toda de seguida, na sexta-feira à noite fomos até Bydgoszcz (é o círculo vermelho escuro no mapa), onde o Stas tem alguma família, e dormimos lá. A cidade é interessante porque a parte antiga fica sobre um afluente do rio Vístula, que se chama rio Brda (não estou a gozar, é mesmo este nome horroroso). Então, é chamada pequena Veneza, porque tem vários canais a atravessá-la. Infelizmente não cheguei a conhecer esta parte da cidade, porque ficámos em casa de uns tios numa zona mais periférica. No sábado de manhã fomos dar um passeio por um parque que há ali perto e fomos dar a uma pista de ski! Nunca pensei encontrar nada do estilo ali. Mas realmente, aquela zona não é tão plana como Varsóvia e dá para ter fazer pistas de ski (apesar desta ser relativamente pequena). O Stas ainda pensou alugar uns skis e andar um bocadinho, mas não estávamos vestidos apropriadamente e tínhamos almoço à nossa espera em casa dos tios. Vimos também uns lagos naturais que tinham gelado onde as pessoas andavam de patins. Muito engraçado. Amanhã ou depois hei-de pôr aqui fotos relativas a tudo isto.
À tarde rumamos até norte, até à zona da Trójmiasto (as três cidades), que engloba Gdansk, Sopot e Gdynia. São três cidades marítimas seguidas muito interessantes e turísticas. Ficámos num hotel com SPA e piscina interior onde pude realizar o meu sonho de há vários meses e meter-me dentro de água!! Estávamos já super cansados, mas mesmo assim, às 22h30 conseguimos ir até à piscina (que fechava às 23h) e dar umas braçadas. Apesar de estar muito cansada, soube-me muito bem. Até porque àquela hora não estava mais ninguém por lá. Agora vamos ver se conseguimos de vez em quando dar um salto à piscina aqui da zona.
No dia seguinte acordámos relativamente cedo e pusemo-nos em marcha. Fomos em direcção a Wladyslawowo, que é a pontinha mais a norte, mas não chegámos a entrar lá. Vi o Báltico pela primeira vez na bacia de Puck. Curiosamente estava em parte congelado!!!! Foi super estranho ver mar congelado... mas como ali não é mesmo mar, é mais uma espécie de ria... É interessante que na costa norte da Polónia há vários lagos que foram formados por braços de terra que se uniram e fecharam a entrada do mar. Nesta zona, há um braço de terra grande (pode ver-se no mapa). Na ponta tem uma cidade chamada Hel onde ainda pensámos ir, mas depois desistimos, por falta de tempo. Perto de Puck vimos ainda um palácio antigo de um rei polaco. Depois disto seguimos para Gdynia, onde entrámos na avenida principal e aí sim, começámos a ver mar. Parámos depois em Sopot, onde almoçámos. Se em Gdynia só consegui ver alguns estaleiros e pouco mais, em Sopot vi uma autêntica cidade de praia que ainda não foi estragada. Com o seu Grande Hotel sobre a praia e casas antigas, com poucos andares, a zona está muito gira. Tem uma rua pedonal que dá para um molhe grande que entra pelo mar dentro e onde se pode passear. Mas, como já disse, fotos disto só amanhã (talvez). É mesmo gira, a cidade. E depois, Gdansk. Aquilo que no meu imaginário era Gdansk na realidade é Sopot. Gdansk não tem nada a ver. Não é uma cidade sobre a praia, porque tem imensos estaleiros (os famosos estaleiros do tempo do comunismo e do Lech Walesa), mas é a foz de um rio e tem vários canais desse rio. Para mim, Gdansk (falo do centro, obviamente) é aquilo que eu imaginava que deviam ser aquelas cidades da Flandres, no século XVI. A verdade, é que Gdansk foi uma cidade mais para o independente. Era um porto comercial por onde passavam as mais diferentes pessoas e isso reflecte-se na sua arquitectura, tão diferente do resto da Polónia. Digamos que era uma cidade multi-cultural. Em suma, é espetacular! Tive pena de passar lá tão pouco tempo. Sobretudo, tive pena de que quando lá cheguei, já era praticamente noite e não consegui tirar fotos de jeito... O lado positivo é que apanhámos um pôr-do-sol bonito em Sopot. Mas sobre Gdansk e o resto falarei mais amanhã.
No regresso a Varsóvia ainda passámos por Malbork, para ver pelo menos por fora o espetacular castelo que lá há, mas vi muito pouco. Sobre este castelo falarei também noutra altura. Por agora, vou ver o que consigo fazer com as fotos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Com pista de ski, lagos gelados para patinagem, braços de rio gelados etc há uma terra aí chamada assim algo parecido com BRRRRRRD que me deu loguinho uma sensação de friagem de bater o dente ou seja tiritar...
Haverá por aí alguma terra com um nome assim parecido... talvez Tszsztyrtark. Ora procura lá pelo mapa a ver se descobres!!! Aposto que há! E agora adivinhem lá esta: Aicecrim ... É uma cidade, uma vila ou uma aldeia polaca? Ou galega? OU alentejana? Ou, uma planta?

De Beja com amor,
ALÔ