terça-feira, 18 de novembro de 2008

Recuando uns dias: o 11 de Novembro

Dia 11 de Novembro é feriado nacional na Polónia. Celebra-se a festa da independência. Independência esta reconquistada após a Iª Guerra Mundial - depois de mais de um século de Polónia dividida entre Rússia, Prússia e Áustria. O grande herói destes tempos é o marechal Piłsudzki (curiosidade: ao contrário do que muitos pensam, a rua Marszałkowska em Varsóvia não deve o seu nome a este marechal).
Na véspera deste feriado, fomos convidados para uma festa de anos algo patriótica. Em casa dos nossos amigos, em pleno coração da cidade, gerou-se um ambiente bem engraçado. A mesa da comida estava decorada com bandeirinhas polacas (pena que não tirei nenhuma foto). Mas o original desta festa foi que todos fomos convidados para irmos lá cantar cânticos patrióticos polacos! Tinhamos à nossa disposição cancioneiros com as letras das músicas e um amigo dos anfitriões dava o tom para ninguém se enganar. Foi um verdadeiro convívio patriótico! O mais curioso é que, no meio daquelas músicas todas, havia uma que eu conhecia, porque aprendi no curso na Universidade de Varsóvia!
Deixo aqui para quem quiser ouvir uma das várias músicas que cantaram na festa, chamada My Pierwsza Brygada (nós, a primeira brigada), que era onde estava o Piłsudzki (e o bisavô do Stas também, por sinal).

2 comentários:

Nuno disse...

Olá!O meu nome é Nuno e descobri o teu blog por casualidade.Tal como tu, também vou embarcar num aventura e mudar-me para Varsóvia para viver com a minha namorada que é polaca.Escrevo-te para pedir alguns conselhos: o melhor local para aprender polaco, onde procurar trabalho, etc etc etc. Desculpa se estou a incomodar mas uma mãozinha ajuda sempre :)
O meu contacto é nunocaldas@gmail.com
Se puderes dar-me alguma dica agradeço imenso.
Obrigado pela paciencia!

mvs disse...

Olá Nuno,
Antes de mais, deixo aqui um link muito útil para ti: a secção consular da embaixada portuguesa em Varsóvia . Encontras aqui as informações essenciais para já. Nesse site há também um link para muito útil para quem pensa vir para cá.
Quanto ao melhor lugar para aprender polaco... é difícil dizer... Os cursos do Polonicum (Universidade de Varsóvia) são bons, mas eu confesso que arranjei professores melhores noutros locais. Há várias escolas com aulas de polaco para estrangeiros. Eu, sinceramente, da última vez escolhi aquela que ficava mais perto de minha casa... E devo dizer que a minha professora é óptima. Quanto a trabalho... É difícil dizer sem saber qual é a tua área profissional. Mas à partida, penso que não será difícil. Boa sorte com isso! :)