quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

As aulas de desenvolvimento geral

Como já tinha prometido antes, hoje vou escrever sobre as aulas a que a Teresa vai uma vez por semana. São chamadas aulas de "desenvolvimento geral" e destinam-se a crianças desde um ano e meio até aos 3 anos. No nosso grupo há crianças desde os 2 e quase meio até aos 3. Ao princípio, todas as mães estavam presentes na sala com as crianças; agora, só algumas é que ainda estão. A ideia é habituar a criança a estar sozinha, para não estranhar quando for para a escola. O esquema das aulas é simples: na primeira parte cantam-se umas músicas que são iguais todas as semanas (todas as crianças já as sabem de cor e para eles tem piada, é aquele ponto fixo das aulas), depois a professora ensina umas rimas ou alguma canção nova. Geralmente são brincadeiras de roda. Depois disso fazem um comboio e cantam uma música (sempre a mesma), enquanto se dirigem para outra sala onde fazem trabalhos plásticos. Às vezes são pinturas, outras vezes colagens, mas todas as semanas é algo diferente. Esta semana, as crianças decoraram coroas, que a professora no fim armou à medida da cabeça de cada um. Depois disso, na parte seguinte da aula, as crianças estiveram a brincar e dançar com as coroas na cabeça e divertiram-se muito. Nesta última parte da aula geralmente há jogos com música, às vezes brincadeiras com instrumentos musicais, outras vezes ainda actividades que desenvolvem diferentes aspectos da criança (por exemplo, coisas minuciosas que a criança tem de fazer com jeitinho com os dedos, jogos de memória, desenvolvimento dos músculos da cara - soprar, etc). No fim, toca uma música relaxante e cada mãe massaja o seu filho com uma bola própria de massagens. A criança fica ali a relaxar, às vezes querem ser eles a massajar as mães. Quando acaba a música, cantam uma canção de despedida e a professora carimba na mão direira de cada um um animal (que todas as semanas é diferente e também de cor diferente). Eles adoram!
O nosso balanço dos meses em que lá andamos (desde o início Outubro, parece-me) é muito positivo. A Teresa adora, até porque antes e depois da aula pode brincar à vontade na zona de brincadeira livre. Eu também não me posso queixar, tem imensa piada assistir às aulas e ver também o desenvolvimento de todas aquelas crianças ao longo dos meses. Para além disso, as mães entre si também vão criando laços e aproveitam enquanto os filhos estão entretidos para "bater um papo". Em suma, é um dos dias preferidos da nossa semana!

2 comentários:

Margarida Elias disse...

Deve ser um espectáculo! É caro? Devia haver algo assim em Portugal, mesmo aos fins-de-semana, porque por vezes estamos sem ideias de coisas para fazer.

mvs disse...

Não, nada! Paga-se cerca de 30 euros por 4 entradas (quando não vais, acumula para a vez seguinte em que fores). Teoricamente cada entrada dá direito a 2h, mas na prática já lá estivemos umas 3h e ninguém chateia. Acho um negócio muita bom (para os pais, pelo menos).