quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O que falta na mesa dos polacos

Há certos hábitos alimentares que nunca me tinha apercebido que eram típicos de Portugal (ou dos povos do sul da Europa, em geral) até ter vindo parar à Polónia. Um desses hábitos é o ter uma salada com alface, tomate e mais qualquer coisa a acompanhar uma refeição. Quando vamos almoçar ou jantar a casa de um polaco, geralmente os acompanhamentos ou são batata cozida, ou alguns legumes cozidos (bróculos, etc). Actualmente, por influência estrangeira, já se começam a ver também aqui e ali saladas gregas (o queijo feta deve estar na moda em toda a parte). Mas aquilo que me continua a surpreender já há 4 anos (!) é que de cada vez que faço uma salada com várias coisas frescas, os polacos ficam maravilhados e fartam-se de a elogiar. Para mim é a coisa mais básica do mundo, para eles é algo que foge dos padrões alimentares. Imagino que o facto de haver poucos alimentos frescos (refiro-me a legumes, claro) na mesa seja uma herança do passado, quando não havia frigoríficos ou forma de obter verduras com tanta facilidade como agora. Quem diria que uma simples salada pode tornar-se em algo tipicamente português?

2 comentários:

Anónimo disse...

O hábito das saladas não é algo típico português mas de muitos outros países. Simplesmente tens razão quando analisas o que é por um lado o clima da Polónia que não permite culturas no longo inverno, de tomate, alface etc, e por outro não tiveram outro remédio senão habituar-se ao que o regime comunista lhes sugava! Não dava, ainda sugava o que de bom tinham! Disse-me alguém que a Polónia tinha a maior vaca do mundo e isto porque era criada na Polónia e dava leite na Rússia! Assim foi o regime comunista. Nem cenouras conseguem cultivar... Somente esse robustos tubérculos com um gosto particular. E depois valem-se de uma técnica antiga para conservar uns pequenos pepinos (cornichons, em francês) e mais algum legume tipo a couve branca, chamada depois chouroute. Ugh... Vivam as saladinhas!!!!

SALADOWSKI

CNN disse...

eu vejo sempre saladas nas mesas polacas, por isso deve depender da regiao na Polonia. e ha sempre tipos de salada semelhantes a salada russa.