sábado, 1 de novembro de 2008

Bruxas? Não, obrigada.

Ontem à tarde aconteceu-me uma situação inesperada. Estávamos muito bem em casa, numa boa conversa com as nossas amigas, quando alguém tocou à porta. Abri, mas ninguém subiu logo. Pensei que fosse engano, ou algo do estilo. Passado um bocado, tocam outra vez, mas cá em cima. Abro a porta e dou um salto! À minha frente estavam duas crianças, uma vestida de bruxa, outra com uma máscara horrorosa na cara. Tinham sacos nas mãos e disseram-me: "Cukierek albo psikus" (doces ou partida, mais ou menos isto). Olhei para elas com cara de parva e como não tinha nada em casa, disse-lhes isso mesmo e elas lá seguiram o seu caminho. Claro que não me fizeram partida nenhuma.
Digam o que disserem, acho o halloween uma grande treta. Mais uma daquelas americanices de que os polacos tanto gostam. Mesmo assim, por cá não existe nenhuma grande tradição de halloween. Para mim, acho o carnaval mil vezes mais interessante que o halloween. Os miúdos (e graúdos) mascaram-se, mandam água uns aos outros, fazem partidas, divertem-se à brava. Agora, brincar com bruxarias, feitiçaria, espiritismos e outros que tais, sinceramente, não acho que valha a pena. Prefiro que os meus filhos brinquem com coisas alegres e divertidas, porque quem brinca com o fogo queima-se. Posso parecer exagerada, mas de facto what goes around, comes around. Prefiro influências positivas.

3 comentários:

Margarida Elias disse...

Aqui no Ameal festejam o «Pão por Deus». No dia 1 de Novembro as crianças não se mascaram, mas andam de porta em porta a pedir o «Pão por Deus». Segundo a tradição dão-se broas, mas hoje em dia também levam chocolates e rebuçados. O Tiago ficou com um saco muito giro que lhe fizeram na escola. Fez também broas na escola. Além de broas, recebeu uns doces e um balão. Acho um costume muito engraçado e gostava que se mantivesse.

mvs disse...

Ah, já tinha ouvido falar disso, mas nunca soube ao certo em que consistia. Acho que é mais um costume de aldeia, não é? Engraçado, qual costume terá surgido primeiro? Isso tem muito mais piada, porque é uma coisa característica portuguesa e não importada do estrangeiro.
Gostava de ter visto o Tiaguinho andar nessa passeata. Deve ter adorado! :)

MCF disse...

Eu estava em Londres no dia 31 e a coisa foi de certo modo engraçada, porque como não há essa tradição em Portugal, não estávamos minimamente prevenidos. Depois de 4 grupos de crianças mascaradas nos baterem à porta, resolvemos desligar a luz da casa e ficar às escuras para evitar ter que dizer, mais uma vez:
- Sorry but we're out of sweets and chocolates, but try our 1st floor neighbour!
O giro é ver a maneira como eles (adultos e crianças) se mascaram. São 1000 vezes mais criativos do que nós cá no Carnaval.