terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Ainda a saga da neve

Hoje voltou a nevar, mas já nada de especial. Há uns dias houve umas oscilações de temperatura, o que fez com que a neve de repente passasse a gelo. Eu bem queria ir fazer patinagem no gelo, mas não era com os meus sapatos normais e no meio da rua, mas quase que apetecia andar de patins. Nem sei quantas vezes escorreguei. Felizmente consegui manter-me sempre em pé. A palavra de ordem era nada de pressas! Andar devagarinho e com calma é meio caminho para não cair.

As minhas aulas de polaco lá têm continuado. Agora, desde que o professor da Universidade descobriu que moramos perto está sempre a chamar-me vizinha e a meter-se comigo. A última agora é que o estereótipo do português é alguém que chega sempre atrasado! Isto porque eu chego sempre uns 5 ou 10 minutos atrasada à aula. E o alemão todo contente por eles serem sempre pontuais. As aulas particulares também têm corrido bem, mas é mais chato porque tenho de estar sempre com 100% de atenção, não há cá comentários para o lado (até porque a pessoa do lado é a professora) nem espreitadelas para o telemóvel. O chato é que ela tem uma casa super gira, toda limpinha e arranjada, e eu chego sempre da neve com os sapatos todos sujos, pronta a destruir a harmonia do lar dela. Nestes dias percebi bem a tradição polaca das pessoas se descalçarem quando chegam a casa de alguém. É isso ou fazer um lamaçal em casa alheia.

De resto, tenho dado alguns passeios na neve. No domingo à tarde fui passear a um parque natural que fica no sul da cidade e é muito giro. Levámos um trenózinho e foi o momento do dia! É pena não haver grandes altos e baixos nesta cidade, senão aí é que tinha tido piada. Mas foi engraçado. Senti-me como o pai natal a ser puxado pelas suas renas (sem ofensa para os meus “puxadores”). Há uns dias alguém aqui me disse que a nossa infância em Portugal não tinha piada, porque não tínhamos neve, ou seja, não podíamos fazer estas mil brincadeiras que eles fazem. Eu disse que não, que nós em contrapartida podíamos passar o Verão quase todo na praia e aí havia brincadeiras igualmente giras. Mas de facto a neve tem piada (nos momentos lúdicos, claro; na vida normal pode ser um bocado aborrecido). As crianças divertem-se imenso (e eu também!).

Ao fim de três semanas acho que já estou ambientada. Claro que sinto imensa falta de muitas coisas e muitas pessoas! Mas acho que sobrevivo. E para além do mais, daqui a duas semanas vou dar um salto até Portugal! :)

5 comentários:

Anónimo disse...

Ainda não há trenós com motor? Estranho... seria normal que houvesse ao menos aí que é tudo plano. Coitados dos 'renos' que te puxaram, o que vale é que és peso pluma. Ao menos deste-lhes uns trocos ou uns amendoins? Continua de pé são os meus votos!Mas deixar os portugueses com fama de atrasados na questão da pontualidade não vale...! Esperemos que na Primavera já sem gelo nem neve possas acelerar os sapatos sem perigo de estampanço. Têm luzes os teus? Rodas? Também não pressinto... Pena. Ia ajudar decerto a chegar + cedo à aula e a dar boa fama aos portugueses em matéria de pontualidade.

« Lucky Luque »

Anónimo disse...

Ola mariana!

Nos tb vamos a lisboa nesse fds. Tugas de regresso a casa!
Sabes que tenho uma polaca nas minhas aulas de espanhol? E de Varsovia. Na 6 feira vou tomar cafe a seguir as aulas e depois dou te mais pormenores. Mas achei a tipica polaca: loira, olhos azuis e branquinha. Sabes que ela tem mta dificuldade em perceber a diferenca entre o s, c e z, o que me deu vontade de rir a pensar nas combinacoes de letras mto mais complexas que os polacos usam(lembrei me do teu "tchetchetche").

Quando recebemos foto do fato de neve da MAria? O Tiago ja te pagou?

Besos
Cat

Anónimo disse...

Um amigo do Miguel que também é de Leiria como eu (já sabes quem sou, não assino)também tem um blog de fotografias onde estão várias paisagens e monumentos de Portugal onde avulta o mais belo Castelo por isso te mando o dito blog

http://foradeformato.blogspot.com/

e o nome do autor José Carlos Bernardes,matas saudades da linda terrinha e mostras aos "pols" as belezas que ultrapassam a neve Bjs

mvs disse...

O fato da neve da Maria é muito giro, é só o que posso dizer ;) A foto ainda não tirei... sorry!!
Pelos vistos há polacas bem típicas como essa. Sim, realmente esqueci-me do facto que eles são todos super branquinhos.

Anónimo disse...

Agora que estavas ambientada à neve... ela basou.
Saínevassefazia-saíski.
Mas como aí não neva venha já práqui!!!

Huguinho
Zézinho
e
Luisinho