terça-feira, 23 de janeiro de 2007

Outra vez breves apontamentos

- Na 6ª feira à noite nevou!!! Foi absolutamente incrível! Primeiro começaram a cair uns flocos muito pequeninos. Estávamos a andar de carro e de repente começaram a dizer-me que estava a nevar. A mim parecia-me chuva, não queria acreditar. Mas depois, passados uns minutos, começou a cair um nevão com flocos do tamanho de corn flakes! Para mim, que nunca tinha visto nevar na vida, foi um momento incrível. Tive logo de sair para a rua, nem senti frio nem nada, só queria sentir aqueles flocos. Adorei!! Diz que amanhã e depois também deve nevar. A ver vamos.

- Já comecei com aulas particulares de polaco, para além das aulas na universidade. Gostei da professora, é super exigente, muito séria e metódica. Parece-me que vai ser uma grande ajuda.

- Fui noutro dia ao cinema pela segunda vez desde aqui estou. Desta vez foi mesmo para ter a certeza que não devo ir ao cinema cá. Isto porque o filme estava dobrado!!... Apesar da maioria dos filmes aqui ser em versão original, vá-se lá saber porquê este não era e não estava avisado no bilhete. Resultado: apanhei uma seca das antigas.

- Na sequência do apontamento anterior, já percebi que os polacos são muito ciosos da sua língua. Na televisão, por exemplo, a maioria dos filmes também são todos dobrados. Por exemplo, o canal AXN que aqui também se apanha é todinho dobrado em polaco (uma tristeza, eu já a pensar ver o CSI ou ER, mas afinal diz que não). Ao andar nas ruas e ver os cartazes publicitários também percebi que eles investem muito na ficção nacional. Nos cinemas há vários filmes polacos que pelos cartazes dão a sensação de ser tipo aqueles filmezito de Hollywood - nada de filmes "alternativos" ou intelectuais como os portugueses. Bem, eu digo isto mas também não vi nenhum. Ainda sobre as dobragens, apesar de detestar, devo dizer que a sensação que dá é que são muito bem feitas. Mas isso irei descobrir melhor no futuro.

- No Domingo passámos por uma feira tipo de Cascais mas só dedicada a artigo para a neve. Tinha calças, blusões, polares, roupa interior térmica, meias, botas para a neve, botas para fazer ski, skis, pranchas de snowboard, óculos de sol, gorros, malas para os skis e snowboards, bastões, eu sei lá mais o quê! Mas o engraçado disto era o aspecto de feira e a quantidade enorme de cada coisa que havia. Preços é que não vi, mas penso que devem ser os preços típicos de feira.

- Seguem-se mais fotografias já a seguir.

2 comentários:

MCF disse...

CSI e ER em polaco devem ter a sua piada...

Estás a aceitar encomendas para a Feira de Cascais? Dava-me um jeitão... ;)

mvs disse...

Por acaso estou. Manda-me um mail.