quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Costumes natalícios

Tem graça ver a forma como os costumes mudam de país para país. Hoje queria falar sobre o Natal. Apesar de vos poder parecer uma época já longe, aqui ainda estamos em plena época natalícia. É algo que me faz confusão, mas agora já começo a perceber melhor.

Liturgicamente falando, a época do Natal vai desde a noite de dia 24 de Dezembro até à festa do baptismo de Jesus. Mas antes do Natal há o tempo do Advento, que é a preparação para a grande festa.

Em Portugal, apesar de eu nunca ter observado propriamente uma regra (imagino que haja, mas agora vou inventar um bocado), os enfeites de Natal nas casas (sim, não vou falar das lojas, porque essas começam o Natal em Outubro…) surgem no início de Dezembro. Há quem defina o dia 8 de Dezembro para a decoração da casa, mas em geral penso que seja por esta altura. No princípio de Janeiro, depois dos reis e tal, começam a desaparecer todas as coisas alusivas ao Natal. Bem, isto na maioria das casas, porque eu lembro-me de uma vez o nosso presépio e árvore de Natal terem aguentado até ao Carnaval…

Aqui na Polónia as coisas são totalmente diferentes. Os enfeites podem já estar todos preparados, mas só são postos à vista de todos na noite de dia 24 de Dezembro. Antes disso não se vêem árvores de Natal, fitinhas, etc. Depois só tiram tudo no dia 2 de Fevereiro, que pelo que me disseram acho que é a festa de Nossa Senhora das Candeias.

Então tem imensa piada, porque este ano estou a viver um Natal super prolongado. Onde quer que eu vá ainda vejo pinheirinhos (e o engraçado é que ainda não vi nenhum artificial, são todos verdadeiros, muito bonitos), luzes, bolas, tudo decorado à Natal. Ah, e este Domingo houve um concerto de cânticos natalícios, mas por acaso não fui.

O reverso da medalha é que já começa a chatear todo este “espírito natalício”. Sobretudo nas igrejas, sempre os cânticos de Natal (qualquer dia já os conheço todos de cor!!), as árvores cheias de luzes no altar (árvores, sim, porque são sempre duas ou mais) e os presépios megalómanos em algumas delas (cheguei a ver num igreja um presépio humano). Felizmente tudo isto acaba esta semana.

3 comentários:

Anónimo disse...

Pensei que os polacos fossem maias amigos da natureza... Arvores de natal verdadeiras??? Isso devia dar multa!!! Era mais justo do que apanhar multa por passar fora da passadeira ou no sinal vermelho quando nao ha carros...
Besos

mvs disse...

Bem, ultimamente atravessei algumas passadeiras com o sinal vermelho... senti-me mesmo um granda maluca!! hehehe

Anónimo disse...

Ainda continuam nas comemorações natalícias aí?
Já dizia o grande poeta Dizanowski que 'o Natal é quando o homem quer.' E aí seguem à risca o lema desse grande poeta do qual o grande futebolista Zidane e o primo dele Dizane descendem. Quem havia de dizer, hein?
Abaixo os pinheiros abatidos! Vivó pinheiro plástico!
Mary Xmas