Ou pelo menos alguns... Sim, há metro em Varsóvia. Por enquanto só têm uma linha, mas que em comprimento é talvez o dobro ou mais do que qualquer uma das nossas. As distâncias aqui são mesmo enormes. Aqui, a duração da viagem entre duas estações é talvez igual ao tempo que eu demorava a ir de casa (Campo Pequeno) até à estação da Cidade Universitária. Ou seja, nota-se bem a diferença. A Universidade de Varsóvia, por exemplo, não fica muito longe da casa onde estou. No entanto, demoro cerca de 40 minutos a chegar lá. São umas cinco estações de metro e depois uns dez minutos a pé. Por equanto faz-se bem. Podia apanhar um autocarro até ao metro, mas a ideia de ficar parada ao frio (ainda que seja pouco) não me seduz minimamente...
Entretanto, já andei a dar os meus passeios a pé pela cidade. Como já disse, ontem e hoje estiveram dias lindos, cheios de sol. Tinha mesmo de aproveitar para andar por aí. Hoje fartei-me de andar com a Júlia pelo centro da cidade. Ela esteve a mostrar-me algumas lojas boas onde posso comprar roupa quente e gira. Não faço ideia quanto é que andámos, mas sei dizer que os meus pés precisavam agora de uma bela massagem relaxante. Ainda para mais - tenho-me esquecido de referir este facto - estou a morar num terceiro andar sem elevador e para se chegar ao meu quarto ainda se tem de subir mais umas escadas. Ou seja, com a minha resistência física fantástica, chego a casa completamente a arfar. Agora já estou um bocadinho melhor, mas mesmo assim... Quando chegar a Portugal vou estar melhor do que se estivesse a ir ao ginásio todos os dias!
No meio disto tudo faltou a parte mais interessante: hoje comecei o curso de polaco. É super emocionante voltar à universidade! Bem, quer dizer, eu não estou propriamente na universidade, porque as aulas são num gabinete num edifício onde não há salas de aula. Mas é emocionante na mesma. O grupo é de dez pessoas mas só estavam oito: para além de mim, 2 alemães, 1 coreano, 1 vietnamita, 1 mexicana, 1 brasileiro e 1 sírio. Só os asiáticos eram estudantes. Os outros estão todos desempregados, menos o sírio. O professor é que é um bocado personagem. Raramente olha para nós quando está a explicar algo. Normalmente ou olha para um espelho que está no fundo do gabinete onde temos a aula (vaidoso!...), ou para um ponto indefinido no tecto. O mais giro é que ele fala inglês à "Alô Alô". Tipo "ze exercise" ou "repeat this wiz me". Tem imensa piada, o senhor.
Para finalizar, ainda a questão das passadeiras dos peões. Soube hoje que estão aqui com um programa de "Tolerância Zero" para quem atravessar a rua com o sinal vermelho para os peões. O marido da Júlia, por exemplo, há pouco tempo apanhou uma multa de 200zl (pouco mais de 50euros) por atravessar sem que o sinal estivesse verde. É giro... em Portugal há tolerância zero para o álcool, a falta de cinto de segurança, de assentos próprios para as crianças, etc. Aqui é para atravessar a rua com o sinal vermelho.
4 comentários:
Quero ir ai fazer te uma visita....boa????
eh eh ehe
Ja pensaste que podias dar aulas de ingles? Aqui tb e' lindo ouvir falar ingles (rrelo para helo, etc).
K
Cat
Hoje faz frio em Lisboa.
Frio em Lisboa, neve em Varsóvia?
E mais fotos no blog?
Toda a gente que quiser vir a Varsóvia está mais que convidada!!! Só que por enquanto não tenho casa própria, o que significa que não posso dar guarida a ninguém...
Enviar um comentário