quinta-feira, 4 de janeiro de 2007

Já cheguei!!

Depois de quase perder o voo de ligação, consegui chegar a Varsóvia! A viagem fez-se muito bem, mas foi super chato ter de acordar às 5h30 da manhã... Quando chegámos ao aeroporto ainda era noite, mas quando descolámos de Lisboa já era dia e deu para ver mais ou menos bem a cidade. A maior parte estava coberta de nuvens muito baixas, acho que nevoeiro; a certa altura não conseguiamos ver nada, só viamos nuvens que em certo ponto eram atravessadas apenas pelo Cristo Rei e a ponte 25 de Abril. Foi uma imagem bem gira, mas infelizmente não trouxe máquina fotográfica para cá (as coisas mais interessantes que vir vou tentar registar com o telemóvel).
Quando chegámos a Varsóvia estava tudo cinzento e com ar de chuva. Mas neve, nem vê-la! Desconfio que não a vou ver por estes lados tão cedo... A temperatura até nem era má - uns 7ºC. Mesmo à noite não tive grande frio na rua. Mas também, com o casaco que eu trouxe, o gorro, as luvas, é impossível ter frio (bem, pelo menos para já... depois logo se vê!). E também é verdade que o tempo em que estive parada ou a andar na rua foi mínimo.
Uma coisa que faz grande impressão aqui é os dias serem pequeninos. Às quatro e tal já parecia que eram sete horas. Foi estranho almoçar tardíssimo e no fim do almoço sentir como se tivesse acabado de jantar. Mas agora vou ter de me habituar.
Já comprei um mapa da cidade e amanhã vou inscrever-me no curso de polaco. Ah, a primeira coisa que fiz quando cheguei foi abrir uma conta bancária. De salientar a cara do senhor do banco quando estava a preencher o registo com os dados do meu passaporte e viu que eu tenho 4 apelidos - aqui na Polónia cada pessoa só tem mesmo um/dois(?) nome(s) próprio(s) e UM apelido. A colega dele que estava no balcão do lado até veio espreitar para ver como era o meu nome! Só vistas, as caras deles.
Enfim, vou ter muito tempo para me adaptar a todas as "novidades" de estar aqui.

9 comentários:

Anónimo disse...

Ola Mariana!!!
Que boa ideia, esta do blog.
Besos
Cat
PS:Quando vi o nome do blog pensei que a primeira coisa que ia ver era uma foto tua em Varsovia .. como nao levaste a maquina fotografica???

Anónimo disse...

Espectacular a tua ideia do blog.
Adorei as tuas primeiras impressões.
Sugiro que escrevas um diário?

Beijinhos

Miguel

Vanessa Machado disse...

czésc (será assim que se escreve?)!

que bom saber de ti, de facto, concordo que foi uma grande ideia este blog. bem mais útil e melhor que alguns que já vi por aí...lol!

vais ver que te vais adaptar a esse ambiente rapidamente e que o tempo voa. espero que tenhas muita neve, porque é muito bonita e agradável:)

que bom estar tão perto da fonte que nos apresentou melhor Deus. aproveita bem.

Carpe Diem, vive cada dia como se fosse uma vida:)

do widzenia (será assim?),
Vanessa

Anónimo disse...

Olá, minha querida!
Que bom estar tão perto, apesar de longe...
Gostámos de saber que estás bem e claro, vamos continuar a gostar.
Como te deslocas em Varsóvia? Há metro?
Beijinhos
Ana Cristina

Gonçalo Elias disse...

Espectacular, prima! Excelente ideia, como todas as tuas!
Não levaste máquina?!? Tinhas medo que ta confiscassem no aeroporto?
Os edifícios aí estão preparados para o frio, espero... senão não havia polacos! A Margarida e o Tiaguinho também enviam beijinhos!
Vai dando notícias, e não congeles!

Ca disse...

alooooooo entao afinal era Poloniaaaaaaa

entao tenho de vir aqui visitar te agora!!!

beijas e boa estada!

MHNeves disse...

Olá Mariana, soube da tua ida à poucos dias e anda não tinha tentado estrar em contacto porque sou muito naba com estas coisas (só estas digo eu ...). Se tu estás feliz, e pelo teu diário assim prece, eu também estou contigo. Toos os lugares do mundo são bonitos, mas ese tem para nós o sentir a proximidade de Maria de forma diferente. Não deixes de visitar as igrejas que são lindos monumentos e têm características muito próprias. Não vás pelas comparações entre cá e lá mas contempla o que vês dando graças a Deus pela diversidade.Tu estás aí e por muito ou pouco tempo esse também é o teu lugar, e, pelo que me parece vi ser o teu lugar por muito tempo. Vais aperceber-te da vantagem de seres portuguesa. Não vais sentir dificuldades de integração, mas que a língua é terivel, à isso é. E escrever, e pronunciar? Mas que importa se conhecemos alguns polacos à tanto tempo em Portugal que ainda 'entramelam' tanto as palavras.Espero ver fotos de sítios que ainda não conheça como por exemplo de um parque que é ícone da cidade, do jardim zoológico (quero ver que espécies é que eles aí teem),passear no rio, etc.Também achei graça às arvores de natal dentro das igrejas a enfeitarem o altar e pensei que tendo a Polónia tantos bosques e usando tanto a madeira para fazerem casas seria uma forma de agradecer ao Senhor por essa dádiva.Bom, tradições não se discutem. Espero ir aí em Fevereiro, como poso contactar-te?
Um beijinho. Com Maria.
MHNeves

Isabel disse...

Olá Mariana!

Que ideia fantástica a do blog.
Continua a dar notícias. Estou a gostar muito de ler o teu diário de bordo.

Jinhos,
Isabel Elias

Anónimo disse...

bom comeco