terça-feira, 23 de janeiro de 2007

Panorâmica da cidade

No Domingo subimos ao 30º andar do Palácio da Cultura, que está arranjado para as pessoas verem a vista da cidade. Uma vez que a região onde está Varsóvia é considerada a maior planície da Europa, subir a um 30º andar é ver mesmo tudo. Aqui não há colinas, miradouros nem nada disso. Quando chegámos ao Palácio, dirigimo-nos a um elevador especial para subir até lá. A senhora ascensorista (prima, é assim que se diz??) levou-nos ao topo do edifício nums 30 segundos, numa viagem relâmpago em que tivemos de desentupir os ouvidos algumas vezes. Nunca tinha andado a abrir num elevador, teve piada. Quando chegámos lá acima, isto foi o que vimos (se clicarem em cima das fotos conseguem vê-las maiores):

Vista em direcção ao leste. Ao fundo vêm-se várias das pontes sobre o Vístula e o lado de Varsóvia chamado Praga. Em baixo, uma zona comercial, onde se pode encontrar lojas como a Zara e a H&M.














Vista para o lado ocidental da cidade. Como dá mais ou menos para ver, neste dia esteve imenso sol.














Vista para noroeste. Do lado direito, antes do rio, vêm-se alguns telhados baixos. Essa zona é a Stare Miasto, a cidade velha, que é o centro histórico da cidade.














Lá em cima descobrimos um ringue de patinagem no gelo. Quando lá fomos mais tarde para investigar preços e tal, descobrimos que aquela zona é super ventosa e eu acho que morria congelada se ficasse lá mais do que meio minuto.

2 comentários:

MCF disse...

Uau!!! Vista espectacular... Deu para ver que os autocarros aí são amarelos como os nossos (será algum tipo de promoção à escala mundial?)

Quando vi a pista de patinagem pensei logo:
- Para ali é que eu ia já partir uma perna ou um braço. Depois de ler a descrição desapareceu a vontade... ;)

Anónimo disse...

Cadê as pontes....? Não consigo enxergar... Talvez com a velha lupa encontrada no jardim infantil (achado não é roubado...) queira tirar alguma foto das ditas pontes mais perto, tá?
Epá! Já agora felicito-te pelo trabalho excelente que tás a realizar para nós os outros e outras como dizem aqui os vizinhos do lado depois de Vilar Formoso.
Um ganda bem-haja ó migalhaça!

Engenheira anónima de pontes
ou
Engenheira de pontes anónimas
EAP ou EPA